Gerente das feiras livres de São Luís é preso e feirantes fazem grande protesto em frente ao Plantão Central

Muita confusão em frente ao Plantão Central na noite desta quinta-feira (3)

Uma grande confusão tomou conta da região central de São Luís na noite desta quinta-feira (3). A Polícia prendeu o Robson Martins Ferreira, gerente das feiras livres de São Luís, durante a realização da feira na Beira-Mar, como ocorre todas as quintas. Os policiais estavam acompanhados do promotor de Controle Externo da Atividade Policial, Claudio Guimarães.

Robson é acusado de usurpação de atividade pública e local público pela realização das feiras. Os feirantes alegam que as feiras têm autorização do poder público e a gerência da atividade não é uma função pública, mas uma organização de atividade privada, com anuência de todos os feirantes.

No ato de prisão de Robson Martins, houve confronto de feriantes com policiais e alguns sofreram reprimenda com spray de pimenta para dispersar. Depois eles fecharam as barracas e foram para a portal do Plantão Central de Polícia de São Luís pedir a liberação do gerente.

O clima já está tenso desde que na última terça-feira (1º) houve um princípio de confronto pelo anúncio da retirada do espaço da feira livre da Cohab, onde a prefeitura pretende fazer um Ecoponto. Lá, uma pessoa identificada como Ivonice, ligada à Semapa, disse que responderia pela feira e, segundo os feirantes ouvidos pelo blog, ameaçou e instigou Robson para que ele a agredisse, o que não se concretizou.

Os feirantes apresentaram o abaixo-assinado em que eles concordam com a gerência de Robson Martins e documento do Pacto pela Paz, da secretaria estadual de segurança, que legitimaria o Conselho Comunitário das Feiras Livres.

 

Secretário deixou local sob forte protesto

O secretário municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Emerson Galvão, deixou a delegacia sob protestos dos feirantes, que o xingaram e bateram no carro. Alguns ainda correram atrás do veículo por alguns metros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *