Bira propõe Bilhete Único Ilimitado, Escolas Plenas, Instituto Municipal de Ciência e Tecnologia e o fortalecimento do SUS

No debate promovido, na noite desta terça-feira (20), pelo Imirante em parceria com o jornal O Estado com os candidatos a prefeito de São Luís, o candidato Bira (PSB) se destacou com propostas claras e objetivas em diversas áreas. De maneira especial: Educação, Saúde, Juventude, Mobilidade Urbana e Agricultura Familiar.

O socialista lembrou sua trajetória de vida semelhante à de milhares de maranhenses que saem do interior do estado para a capital em busca de oportunidades. Falou da história de vida da sua vice, Leticia Cardoso, e de como ela pode contribuir para construir uma nova história em São Luís.

Quando questionado sobre Mobilidade Urbana, Bira defendeu a implantação do Bilhete Único Ilimitado que vai possibilitar ao cidadão viajar de maneira ilimitada por dia, semana ou mês. Sobre a Zona Rural de São Luís, Bira garantiu que vai investir 2% do orçamento em agricultura familiar e pesca com direcionamento para a região, desta forma, garantindo o fomento, qualificação profissional e assistência técnica.

Sobre Saúde, ele frisou que o Sistema Único de Saúde (SUS) precisa ser valorizado e precisa funcionar. “Tudo começa na atenção básica, nos agentes comunitários, com serviço de atendimento completo nos Postos de Saúde. As Unidades Básicas de Saúde têm que ser plenas, funcionando inclusive aos finais de semana, com serviço de consultas, vacinas, atendimento de qualidade, exames e disponibilização de remédios. Defendo o fortalecimento real do SUS que mostrou sua importância durante a Pandemia da Covid-19”.

No tema Educação, afirmou que vai tomar como inspiração para melhorar o IDEB de São Luís, o exemplo do IEMA. O candidato do PSB ressaltou o êxito do projeto que ele implantou no Maranhão quando foi Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação. “O IEMA tem a média de IDEB maior que a nacional. Nós vamos fazer igual em São Luís, com escolas plenas, bilíngues e de qualidade”, garantiu.

Sobre Segurança Pública, garantiu que, caso seja eleito prefeito, vai fortalecer a Guarda Municipal com serviço de inteligência, melhorar a iluminação pública e a pavimentação. Tudo isso sem esquecer que a prioridade será oferecer perspectivas e oportunidades para a juventude. “Vamos criar o cidadão do mundo municipal, criar o Instituto Municipal de Ciência e Tecnologia com cursos técnicos e profissionalizantes em bairros da cidade, vamos criar o Aprova São Luís, com cursinhos preparatórios para o ENEM”, assegurou.

Quando o tema do debate foi tratamento de água e esgoto, Bira lembrou que a questão é de responsabilidade das concessionárias e que o papel do gestor público municipal é defender o povo, fiscalizando as ações dessas empresas e cobrando resultados.

Bira encerrou sua participação lembrando que começou sua campanha a poucos dias com esperança e muita disposição de caminhar pelas ruas dos bairros de São Luís conversando com as pessoas. “Nossa campanha começou a poucos dias, não gastamos quantias vultuosas na pré-campanha como os demais candidatos, faço campanha do mesmo jeito de sempre, com os pés no chão, caminhando de porta em porta e conversando com o povo pessoalmente. Já caminhei mais de 130km e vamos completar os 300km acreditando que podemos construir uma São Luís mais humana, bela e justa”, concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.