Hemomar promove ações de incentivo à doação durante a Semana Nacional do Doador de Sangue

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar), unidade ligada à Secretaria de Estado da Saúde (SES), deu início nesta segunda-feira (23) à Semana Nacional do Doador de Sangue. Este ano, a campanha tem como tema “Doador, seu braço estendido abraça a vida!”, e acontece até o dia 28. A semana foi planejada com o objetivo de valorizar os doadores e incentivar novas doações.

“Essa semana é de agradecimento às pessoas que doam sangue o ano inteiro, esse ato de solidariedade que salva vidas. Com a pandemia do coronavírus, nosso estoque caiu, foi um ano atípico e tivemos dificuldades. Graças às campanhas de incentivo, o engajamento de instituições e igrejas, estamos passando por esse momento. Então, esta semana o nosso objetivo é destacar a importância da doação de sangue, sensibilizar novos doadores e homenagear os que já doam sangue na unidade”, explicou a diretora geral do Hemomar, Clícia Galvão.

No dia 25 de novembro, próxima quarta-feira, é celebrado o Dia Nacional do Doador de Sangue. Em alusão à data, ao longo de toda a semana serão realizadas ações no Hemomar como palestras educativas sobre o assunto, apresentações musicais, dia da beleza e lanches.

O Hemomar é gerenciado pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH). O diretor administrativo da EMSERH, Will Mesquita, explica que o objetivo nos próximos dias é nivelar o estoque de sangue para o início do ano, por conta da chegada das festas de fim de ano e a retomada de cirurgias eletivas na rede pública do Estado.

Os critérios para doação continuam os mesmos, isto é, ter idade entre 16 e 69 anos (se menor de 18 anos precisa estar acompanhado de um responsável); pesar mais de 50 kg; não ter ingerido álcool nas últimas 24 horas e estar em boas condições de saúde. Vale lembrar que quem teve a Covid-19 pode doar sangue após 30 dias do desaparecimento dos sintomas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *