Após denúncia de Zé Carlos, BNB recua de troca de operador do Crediamigo

O deputado federal Zé Carlos (PT/MA) está comemorando o recuo da presidência do Banco do Nordeste – BNB no que diz respeito à troca de agente operador do “Crediamigo”, a maior linha de crédito do banco.

Na semana passada, Zé Carlos havia denunciado ao Ministério Público Federal a “indevida interferência política do presidente nacional do Partido Liberal – PL” tanto na substituição do diretor-presidente do banco (ocorrida em setembro) quanto no encerramento do contrato que o banco mantinha com o instituto que operacionalizava o Crediamigo.

Na denúncia ao MPF, Zé Carlos também alertou que milhares de pessoas – do Maranhão e de outros estados do Nordeste – estavam correndo o risco de ficar sem acesso ao crédito para tocarem seus pequenos empreendimentos, por puros “interesses escusos”.

O BNB emitiu Nota Pública informando que está recuando dessa mudança.

O deputado diz que ainda não é o suficiente, apesar de ser uma grande vitória. Para ele, o banco deve realizar concurso público para contratação de funcionários e passe ele mesmo a operacionalizar o Crediamigo.

“São milhões de pessoas em todo o Nordeste que trabalham, por exemplo, com lanchonetes, restaurantes, salões de beleza, mercadinhos, oficinas, marcenarias, gráficas e farmácias, e que utilizam os empréstimos propiciados pelo Crediamigo. Essa clientela é responsável por mais de 50% do lucro líquido do banco. O BNB tem condições, se quiser, de realizar um concurso público para contratação de quantos funcionários se fizerem necessários para que o próprio banco passe a operacionalizar essa importante linha de crédito”, diz Zé Carlos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *