Covid: Governo decreta estado de calamidade pública, mas não revê flexibilização do uso de máscara

Governador esteve na inauguração da restauração da Praia do Bonfim abraçando pessoas sem máscara pouco antes de ser diagnosticado com covid

O governo do estado acaba de decretar estado de calamidade pública em todo Maranhão em função do aumento de casos de covid-19 e síndromes gripais.

O curioso é que o decreto apenas institui o estado de calamidade, que facilita contratações e dá mais celeridade a possíveis despesas, o que é necessário no momento de crise. Porém, o decreto 37.360/2022 não muda nenhuma norma sanitária em vigor no estado, em especial, quanto à obrigatoriedade do uso de máscaras.

Lembrando que desde o início de novembro o governo do Maranhão tornou facultativo o uso de máscaras em locais públicos abertos e também nos fechados para as cidades com mais de 70% da população vacinada com duas doses.

A chegada da variante ômicron, o avanço de outras síndromes gripais e o aumento considerável no número de casos, tendo o próprio governador testado positivo para covid estando sem máscara na festa de Revéillon do Palácio dos Leões e outros eventos públicos faz com que a medida precise ser revista urgentemente.

O decreto ainda abre margem para que isto possa ser equacionado, já que no artigo 2º diz que as medidas sanitárias constarão em normas estaduais específicas. Vale ainda a inclusão de mais medidas restritivas nestas normas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *