O juiz federal Roberto Veloso assumiu uma das vagas de desembargador federal do TRF-1, através das oportunidades criadas para os TRFs final de 2021, de acordo com a Lei Nº14.253, de 30 de novembro de 2021, que aumentou o número de juízes federais em todo o país e consequentemente, o número de desembargadores federais em todos TRFs.
Roberto Carvalho Veloso ao TRF-1 é o terceiro piauiense a assumir cadeiras de desembargador federal na Corte nos últimos anos.
O magistrado é piauiense de nascimento, mas atua como juiz federal no estado do Maranhão e já foi presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe).
Nascido em Teresina, Veloso fez toda sua carreira jurídica no Maranhão. É colega de Flávio Dino como professor de Direito da Universidade Federal do Maranhão.
Graduado em Direito pela Universidade Federal do Piauí, Roberto Veloso cursou e concluiu mestrado e doutorado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco.
Foi membro da Academia Maranhense de Letras Jurídicas e a coordenação do Curso de Especialização em Direito Eleitoral da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Antes da magistratura federal, Roberto Veloso atuou como promotor de Justiça do Maranhão e juiz dos tribunais regionais eleitorais do Piauí e do Maranhão.
Foi advogado da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Piauí – FETAG, do Sindicato dos Urbanitários do Piauí e do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil de Teresina.