Braide não comparece à reunião; Vereadores pedem estudo que prove impacto financeiro do reajuste

O presidente da Câmara Municipal de São Luís, Paulo Vicotr, ao lado do presidente da comissão de orçamento, Raimundo Penha, e outros vereadores, concedeu entrevista coletiva para falar sobre o impasse no pagamento dos salários dos servidores municipais da capital. Os vereadores aguardavam o prefeito para uma reunião na tarde desta terça-feira (30) na Casa e ele não compareceu.

Paulo Victor disse que “a Câmara foi surpreendida com o vídeo do prefeito falando de algo que não foi pactuado com este parlamento. Estas emendas foram aprovadas de coração, pensando nos servidores, nas pessoas. Mas como demonstramos que queremos o diálogo, estamos aqui aguardando o prefeito para discutir com a Câmara”.

Sobre o impacto financeiro anunciado pelo prefeito por conta das emendas ao projeto da Câmara, Paulo Victor disse que seria necessário um estudo antes para dizer que haveria um impacto financeiro. para ele, o número de R$ 700 milhões foi apenas dado solto pelo prefeito.

O presidente da Comissão de Orçamento, Raimundo Penha, falou sobre o trabalho da comissão e disse que o prefeito deveria ter falado sobre o impacto financeiro antes e não apenas na véspera do pagamento dizer na véspera do pagamento dos salários dos servidores.

“Hoje as pessoas se prepararam para receber seu salário com aumento. O prefeito passou 10 dias para comunicar na noite anterior que as pessoas não receberiam. Às vésperas do São João, quando precisamos muito dos agentes de trânsito, dos trabalhadores das unidades de saúde. Reitero a nossa disposição de dialogar. Estou sugerindo que o presidente entre em contato com TCE e o MP mediar uma reunião para amanhã”, afirmou.

Penha também destacou que o projeto enviado pela prefeitura pedia votação de urgência e ainda era vago. Assim, seria impossível saber o impacto financeiro e qual o índice da LRF no qual a prefeitura se encontra. “Ainda assim, fizemos uma reunião aqui na Câmara e eu reuni com a secretária de administração e recebi em uma folha de papel sem timbrado. Na noite antes da votação eu recebi o secretário de governo e falei das emendas, pedi as informações complementares, que chegou em duas folhas. Na dúvida, votamos a favor dos trabalhadores. O prefeito precisa enviar um estudo de impacto financeiro sério, com a identificação dos responsáveis. Apenas dizer que o impacto é de R$ 700 milhões nas redes sociais não é sério”.

Em meio ao impasse, os servidores de São Luís receberam seus salários hoje sem o reajuste de 8,2%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *