A grandeza de Carlos Lula ao mostrar que é político de grupo

O que fez nesta terça-feira (27) o deputado estadual Carlos Lula abdicando da sua pré-candidatura a prefeito de São Luís deve servir de exemplo para membros do seu próprio político, que é liderado pelo ministro Flávio Dino e pelo governador Carlos Brandão.

Segundo deputado estadual mais votado de São Luís, atrás apenas do irmão do atual prefeito da capital, Lula colocou seu nome como pré-candidato a prefeito e começou a discutir a cidade e suas ideias para São Luís. Agora, deixa a disputa em prol da candidatura de Duarte Júnior, que já goza de recall por ter sido o principal adversário de Braide no último pleito.

Mas muitos podem dizer: “há, mas Lula estava com números muito baixos nas pesquisas ainda”. De fato, mas já tinha mais do Eduardo Braide em 2016, que saiu do zero no da eleição para o segundo turno.

Com mandato até o final de 2026, Lula não tinha nada a perder sendo candidato e, mesmo que não fosse, ganharia muito politicamente deixando o nome na disputa, aparecendo na mídia, nos bairros, se movimentando. Poderia retirar a pré-candidatura em abril ou junho do ano que vem e ter ganhado bastante como pré-candidato até lá.

Porém, o que Carlos Lula faz em nome da unidade do seu grupo para que a situação dentro do PSB esteja definida, fazendo com que Duarte possa avançar na busca de outros partidos foi um gesto gigantesco de que não faz política pensando só em seus próprios interesses, mas pensando noo grupo que está inserido. Uma lição para muitos aliados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *