Ainda durante a coletiva de imprensa realizada pelo PSB na última sexta-feira (27), o presidente estadual do partido, Bira do Pindaré, foi questionado pelo blog acerca da situação do deputado Yglésio, que foi eleito pela legenda e, portanto, é um pré-candidato a prefeito ainda filiado ao partido.
“Essa questão não tem mais nenhuma incidência no nosso debate político. A nossa unidade está sendo simbolizada com o apoio do Carlos Lula ao Duarte. Essa outra questão [Yglésio] nós vamos tratar na justiça e lá vamos tocar para que partido seja respeitado na preservação do mandato. O mandato é do partido e não do parlamentar. Foi eleito porque concorreu pelo partido”, afirmou.
Bira disse que o PSB seguirá recorrendo até a última instância para que a legenda fique com o mandato caso Yglésio se desfilie para concorrer à prefeitura de São Luís. “Vamos recorrer porque é um direito do partido. A lei nos ampara nessa questão. Se a Justiça autorizar, vamos respeitar a decisão da justiça”, afirmou.
Até o momento, a decisão da Justiça Eleitoral é favorável a Yglésio para que ele deixe o PSB sem perder o mandato por infidelidade partidária. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA) julgou procedente a Ação de Justificação de Desfiliação Partidária do deputado para poder se desfiliar do PSB sem perder o mandato por 7 a 0.
O PSB ainda recorre da decisão no próprio TRE-MA e, se não conseguir êxito, deverá ir até o Tribunal Superior Eleitoral.