Circulou nas redes sociais nesta sexta-feira (29) um print de uma multa de trânsito que descrevia a infração como multa por veículo não licenciado aplicado pela prefeitura de Sao Luís registrado pelo sistema “radar”.
Rapidamente a prefeitura recebeu uma série de críticas por ter implantado uma fábrica de multas com os radares.
O secretário de trânsito do município, Diego Rodrigues, disse em entrevista ao portal O Informante que o sistema de radares eletrônicos não aplica multa automaticamente para veículos com o IPVA atrasado, mas que a multa é feita pela autuação do guarda de trânsito, só que o sistema como um todo que se chama “radar”.
O próprio prefeito Eduardo Braide teve que se manifestar diante das críticas. Nas redes sociais, Braide tratou o caso como fake news.
“A turma da Fake News não cansa mesmo! 1. A taxa de licenciamento de veículos é estadual; 2. Não existe aplicação de multa por radares do Município em veículos sem licenciamento”, declarou Braide.
De fato a taxa de licenciamento é um tributo estadual. Mas da forma como o prefeito coloca, também está levando o leitor ao erro de imaginar que quem aplica a multa não é a prefeitura.
Esclarecido que os radares eletrônicos não aplicam multa automaticamente para veículos não licenciados, não deixa de ser a prefeitura a principal responsável pela aplicação da multa para os veículos que não cumprem a obrigação legal de se licenciar. Ainda que seja feito pelo autuação do guarda de trânsito. A prefeitura está correta em aplicar a multa em quem não cumpre a obrigação, mas por ser esta uma medida antipática, o prefeito envolve o governo na situação para fugir das críticas por conta de multas.