Júlio Mendonça destaca o Plano de Desenvolvimento da Fruticultura

O deputado Júlio Mendonça (PCdoB) destacou, na sessão plenária desta quarta-feira (13), o lançamento do Plano de Desenvolvimento da Fruticultura do Estado do Maranhão (PDFMA), realizado durante solenidade que aconteceu em São Luís na terça-feira (12), no Palácio Henrique de La Rocque. O parlamentar afirmou que, com a iniciativa, os produtores rurais vão ganhar um novo incentivo para diversificar e expandir sua produção, gerando mais empregos e renda no campo.

“Este plano é um importante segmento para a economia do Estado, tendo em vista que nós temos comprovadamente um potencial muito grande para o desenvolvimento da fruticultura”, declarou o deputado.

Ele explicou que a elaboração do PDFMA foi coordenada pela Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagrima) e contou com a parceria de diversas secretarias e autarquias do Governo do Estado, como a Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Aged), Secretaria de Agricultura Familiar (SAF), Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp), Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Iterma), Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), entre outras instituições.

“É importante que esta Casa coloque sob o seu radar a importância da fruticultura para o desenvolvimento do Estado. É importante compreender que esse plano precisa sair do papel, mas só sairá se, de fato, nós conseguirmos unir todos os atores, os bancos, a pesquisa por meio da Embrapa, do IFMA e, também, da Fapema com as instituições de extensão rural, como o Senai e a Agerp, e também as secretarias de fomento, como a Saf e a Sagrima”, declarou o deputado.

Ele assinalou que, a partir de agora, este é um grande desafio tanto para o governador Carlos Brandão como também para a Assembleia Legislativa.

“Precisamos incentivar a fruticultura para que possa gerar emprego e renda no nosso estado. Observe que 200 hectares de soja geram um emprego enquanto que um hectare de fruticultura tem condições de gerar quatro empregos. Logo, por meio da fruticultura, 400% a mais de empregos são gerados do que a mesma parcela na soja ou no milho. Nada contra a importância desses importantes produtos para o PIB, mas como gerador de renda, como agregador de valor, como produtor de alimentos saudáveis, não tem comparação”, ressaltou o parlamentar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *