Brandão desmente fotos de municípios alagados, embora mais de 30 cidades estejam em situação de emergência

O governador Carlos Brandão emitiu nota na noite desta quinta-feira (9) para esclarecer informações que circularam sobre a situação das chuvas no Maranhão. De fato, o Maranhão está com 39 estejam com situação de emergência decretada.  Ao todo, 1.031 famílias estão desabrigadas e 2.909, desalojadas. Uma pessoa morreu.

Brandão não negou a grave situação, mas esclareceu que as fotos que estavam sendo usadas nas matérias relacionadas são de enchentes do ano passado ou de anos anteriores. Não há neste momento situação de casas cobertas e inundadas como nas imagens.

As fortes chuvas que atingem todo o Maranhão desde o mês de abril têm provocado cheia em rios do estado. A Defesa Civil está dando apoio às famílias atingidas e trabalhando para a retirada das pessoas que estão em áreas de risco. O governo do Maranhão tem fornecido refeições, por meio da rede de restaurantes populares.

Confira o comunicado:

Atenção!

1 – Neste momento, não temos nenhuma cidade do Maranhão coberta por águas, conforme a Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil do Estado do Maranhão.
2 – As imagens que circulam em páginas de notícias são referentes ao que enfrentamos no ano de 2023 ou de outro período.
3 – Este ano, todas as famílias que estavam desabrigadas já retornaram para suas casas.
4 – Temos 30 municípios em situação de emergência, em que a própria gestão municipal consegue atuar, e os decretos municipais têm período de seis meses de duração; apenas um município decretou estado de calamidade pública, Santa Inês, em razão de uma rodovia federal ter sido cortada. A cidade recebeu todo apoio do governo federal e do nosso @governoma.
5 – Nossas equipes, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil Estadual, Secretaria de Estado de Infraestrutura e demais órgãos envolvidos estão atentos e dando todo o suporte necessário aos municípios.
6 – Ano passado, vivenciamos um momento muito mais difícil e recebemos a presença do presidente Lula com apoio e ações.
7 – Este ano, as dificuldades estão abaixo do que já passamos, também em decorrência da força-tarefa preventiva realizada para contenção de danos. Tranquilizamos a todos e garantimos que o nosso trabalho em unidade com os municípios continuará para que possíveis situações extremas sejam contornadas de forma célere.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *