O desabamento de um casarão no Centro Histórico de São Luís pode ser considerado o ponto de partido doa embates entre o prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), e seu principal adversário nas eleições deste ano: o deputado federal Duarte Júnior (PSB).
Após o desabamento de um casarão que atingiu dois carros neste sábado (8) e poderia ocasionar uma tragédia maior, Duarte Júnior divulgou vídeo nas redes sociais mostrando o desabamento e uma peça publicitária da campanha de 2020 quando o então candidato Eduardo Braide ao lado da vice Esmênia Miranda prometeram revitalizar o Centro Histórico e hoje a situação da área é pior do que na gestão anterior. Duarte também ofereceu ajuda via emenda federal ao Centro.
O prefeito sentiu o golpe e reagiu direcionando sua resposta a Duarte. “Aos oportunistas que não conhecem a nossa cidade: o Centro Histórico de São Luís possui 6.000 imóveis tombados (federal e estadual). Desses 6.000, mais de 4.500 são de propriedade particular. O casarão que desmoronou hoje (8), pertence a um proprietário estrangeiro que já foi acionado e condenado pela justiça a fazer a restauração do imóvel, mas não fez”, anunciou.
O deputado respondeu à acusação de ser oportunista afirmando que o prefeito é que foi oportunista ao prometer e nunca cuidar do Centro histórico. “Quantas vezes Braide foi a Brasília em busca de uma solução para o Centro Histórico? Zero! Oportunista é quem promete reformar e cuidar do Centro Historico na eleição e depois finge que não tem responsabilidade. Ou mentiu quando prometeu cuidar ou mente agora quando diz que não tem responsabilidade. São Luís precisa de um prefeito que não minta para as pessoas com a maior cara de pau. Bora resolver, São Luís!”, respondeu.
O debate eleitoral que andava muito morno foi aquecido com o episódio. E um bom debate porque versa sobre um tema caro e importante para todo ludovicense. Quais as soluções para o Centro Histórico e os casarões que são o maior cartão postal da capital? A ameaça de desapropriar é a melhor solução? Dar mais condições aos proprietários, contrapartidas e ações que tragam mais segurança, mobilidade e geração de negócios não seria uma solução melhor? É um bom e necessário debate entre os dois principais pré-candidatos a prefeito de São Luís.