O ministro da saúde, Arthur Chioro, é o segundo auxiliar da presidente Dilma a vir ao Maranhão com apenas dois meses do governo Flávio Dino. O primeiro foi o ministro dos esportes, George Hilton. Titular de uma das pastas mais poderosas do governo federal, Arthur veio ao Maranhão para participar da recepção de 118 médicos que atuarão em 39 municípios do Estado a partir do programa “Mais Médicos”.
Ao falar sobre as razões de sua vinda ao Maranhão, Chioro disse que estava fazendo um gesto político do governo Dilma. Para ele, quando Flávio foi em Brasília, ele me demonstrou ser o governador com a maior clareza sobre saúde.
Flávio Dino se disse até surpreso com o atendimento tão rápido do ministro. “Eu o convidei a vir ao Maranhão como quem diz ‘passa lá em casa’, e não esperava que ele visse tão rápido”.
Arthur Chioro é um dos mais próximos da residente Dilma Rousseff. Petista da ala mais à esquerda do partido, já enfrentou resistência do faminto PMDB por cargos no ministério. Em janeiro deste ano, demitiu o apadrinhado de Michel Temer, Razi Rezek, do cargo de superintendente da Funasa de São Paulo.