Maranhão aparece na grande mídia nacional com um destaque de superação. O empresário maranhense e estudante da Universidade de São Paulo (USP), do curso de marketing político e propaganda eleitoral, San Marinho, figurou como destaque nesta semana no caderno “Educação”, do “Estadão”. Atualmente, o Maranhão e o Nordeste não contam com cursos de especialização nessa vertente, sendo o da USP o único do Brasil.
Com o advento das mudanças nas normas eleitorais e no próprio jeito de fazer política, o maranhense se desprende de muito esforço para, semanalmente, encarar a nada fácil ponte aérea “São Luís- São Paulo”, em busca trazer para o estado novidades quanto ao marketing político. “Primeiro é muito doloroso. Tenho família e a situação financeira que o país atravessa, o custo das passagens aéreas está mais que o dobro de que quando comecei, então é muito complicado manter essa motivação constante, de ter que deixar a família e o custo, que é o que também pesa bastante. Mas tudo isso é muito pequeno perto do resultado que espero conseguir”.
San, que é publicitário de formação e MBA em marketing, com quase 20 anos de atuação profissional, ressalta que não visa somente o lucro financeiro. Ele destaca que traz consigo a proposta de campanhas limpas, com uma abordagem que faça com que o eleitor compreenda a proposta do político. “Resultado que eu falo não é somente visar um alto lucro financeiro. É também contribuir socialmente. Trazer uma nova abordagem, trazendo o eleitor para perto do político, fazer com que o eleitor entenda o político, sem ter que usar de truques ou artifícios que sejam duvidosos. Não é a invenção da roda, mas é trazer alternativas para campanhas limpas, utilizando-se da essência do marketing”, informou.
MUDANÇA DE CENÁRIO
Ao iniciar o curso, San Marinho afirma que o cenário no Maranhão e do país mudaram bastante. “Quando entrei no curso, foi em meio a uma mudança no governo federal e estadual. No estado o início de um novo governo. Na esfera federam vieram as denúncias, reforma eleitoral, etc. De um ano e pouco para cá, a legislação e o cenário mudaram bastante. Até mesmo um profissional do marketing político foi envolvido em escândalo de corrupção”, disse.
Sobre as eleições 2016, San declara que o marketing político está passando pelo desafio de se adequar às novas normas. “A partir dessas variantes, a gente constata que há sim mudança no modo de se fazer as campanhas. Recentemente, tivemos, por exemplo, a redução do tempo de campanha e a figura também permitida da pré-campanha, além dos aprimoramentos nas campanhas virtuais. E o marketing político tem que acompanhar essas mudanças, os profissionais têm que estar aptos”, disse.
Confira a matéria do Estadão com o depoimento do maranhense.