Cerca de 100 profissionais trabalharam desde o início da manhã na desobstrução de ruas e no recolhimento de árvores derrubadas pelo temporal em vários pontos da cidade. A celeridade nos serviços foi determinada pelo prefeito Edivaldo com o objetivo de dar respostas rápidas à população e minimizar eventuais transtornos causados pela ventania e pelas fortes chuvas registradas na madrugada desta quinta-feira (23).
No início da manhã, o prefeito Edivaldo vistoriou pontos da Cohab e do Cohatrac que recebem obras de drenagem executadas pela Prefeitura de São Luís. Ele frisou que os efeitos do temporal foram minimizados por conta das ações efetivas que a Prefeitura São Luís executa, a exemplo das obras de urbanização e drenagem concluídas ou em curso por toda a cidade.
“Estamos colhendo os resultados de um trabalho que vem sendo desenvolvido deste o início da gestão, visando proporcionar à população ludovicense mudanças positivas que possam ser percebidas no seu cotidiano. A ação integrada da administração municipal tem sido determinante para minimizarmos os efeitos de fenômenos como estes à população”, disse o prefeito Edivaldo.
ÁRVORES
Desde o início da manhã, o Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur), a Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc), por meio da Defesa Civil Municipal, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) e o Comitê de Limpeza Urbana formaram uma força-tarefa nas ruas, trabalhando na retirada de árvores e desobstruindo as vias.
Já as equipes da Semosp agilizaram os reparos das vias e também realizaram o serviço de desobstrução de galerias pluviais. A Defesa Civil está monitorando as áreas de risco existentes em São Luís, mas até final da manhã de quinta-feira (23)não houve registro de casos de desmoronamentos e nem de alagamentos nessas regiões.
A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) posicionou as equipes técnicas em diversos pontos da cidade para restabelecer o funcionamento de semáforos atingidos por uma pane elétrica ocasionada pela queda de árvores nos fios de energia e destinou agentes de trânsido para o reordenamento do tráfego nos principais pontos da cidade.
PREVENÇÃO
Entre as obras desenvolvidas pela Prefeitura de São Luís estão a execução de mais de 20km de obras de drenagem, englobando bairros como Cohab, Cohatrac, Coroadinho, Jambeiro, Santa Clara, Vila Apaco, Forquilha, Cidade Olímpica e Portinho, entra outras localidades.
“É importante frisar que o trabalho estruturante desenvolvido por determinação do prefeito Edivaldo é determinante para evitar o alagamento de diversas regiões quando ocorrem chuvas fortes como a registrada na última madrugada. A equipe da Semosp realiza a limpeza e desobstrução dos canais, a fim de evitar o acúmulo de lixo e garantir o livre fluxo da água”, explicou o titular da Semosp, Antônio Araújo.
Aquela chuva foi muito anormal. Forte demais! Que bom que os estragos estragos foram reparados logo.
O bom é que esse rapaz se comove e vai realmente ver os estragos ocorridos na cidade.
Ainda bem que eles foram rápidos para corrigir o cãos que ficou a chuva após aquela chuva. Continuem a trabalhar por nós, por favor!
Temporais acontecem ao redor do mundo, e essas consequencias sao normais. Ainda mais numa cidade litoranea. Atitude corretissima de uma prefeito.
Graças a Deus esta tudo bem e ninguem se machucou. A natureza é imprevisivel.
Edivaldo se mostrando preocupado, indo nas ruas visitar e ver de perto o que está acontecendo. Isso o ex prefeito não fazia de jeito algum.
Essa chuva foi terrivel nesse dia, quase não dormi de tanta preocupação. Imagne pra quem teve sua casa atingida? Graças á Deus, a prefeitura agiu rápido.