Igreja católica só volta a ter celebrações presenciais em São Luís 1º de julho

Igreja católica se prepara para cumprir protocolo contra o covid em São Luís

Desde o dia 10 junho estão autorizadas as celebrações presenciais em igrejas no Maranhão. As igrejas precisam seguir tanto as regras gerais (que valem para todos os estabelecimentos) quanto as específicas para esse segmento. Muitas igrejas evangélicas já estão tendo celebrações presenciais desde então. Mas a igreja católica preferiu adiar o início das celebrações e este domingo ainda foi de missas presenciais.

A arquidiocese de São Luís emitiu primeiro um decreto interno desde março suspendendo as celebrações presenciais. Logo após a liberação do governo do estado, no dia 15 de junho, foi feito um novo decreto interno estabelecendo que só serão realizadas missas e cultos a partir de 1º de julho, tempo necessário para que as igrejas em todas as comunidades possam passar por adaptações sanitárias, com capacidade de 50% das igrejas. As reuniões das pastorais devem ter no máximo 10 pessoas.

As celebrações continuarão tendo transmissão online e a orientação da igreja é para aqueles que pertencem ao grupo de risco não compareçam presencialmente à igreja.

A Portaria nº 38 também impõe redução no horário de funcionamento das organizações religiosas, que agora deve ser das 6h às 22h. As celebrações podem durar no máximo 60 minutos e deve haver um intervalo de duas horas entre as celebrações. Nesse período, todo o ambiente deve ser higienizado e o ambiente religioso deve ficar o mais arejado possível.

Estado de saúde de Dom Belisário

Quem tem respondido pela arquidiocese é o Bispo auxiliar, Dom Esmeraldo. O arcebispo Dom Belisário recebeu alta neste sábado (20) do hospital particular onde estava internado desde o dia 15 de junho por conta de uma anemia.

O arcebispo passou por exames, entre eles, o teste feito para covid-19, que, depois de repetido, ambos deram negativo. Embora mantivesse quadro de saúde estável, em função da sua idade, 74, a equipe médica achou por bem ele seguir em observação pelos próximos dias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *