Vinícius Nina diz que Socorrão II é para atender população de São Luís e interior tem que investir

Secretário de Saúde de São Luís, Vinícius Nina.

Em entrevista ao programa Balanço Geral, da TV Cidade, o secretário de Saúde de São Luís, Vinícius Nina, falou sobre a gestão da saúde de São Luís e rebateu o que vem sendo propagado pelo secretário estadual de Saúde, Ricardo Murad, de que o problema da saúde de São Luís é da gestão municipal por receber recursos dos municípios do interior.

Nina disse que não poderia transferir o Socorrão II para o governo do Estado para que este atenda a demanda do interior como propôs o governo porque estedeve servir a população de São Luís, que ficaria ainda mais penalizada sem este hospital. “O Socorrão II faz parte da Rede de Saúde de São Luís. Mudar a gestão do hospital para o governo estadual não trará solução, e sim, enfraquecerá a estrutura da própria Rede”, afirmou. Para o secretário, grande parte dos problemas hoje que os hospitais da Rede na capital enfrentam é proveniente da falta de resolutividade nos hospitais no interior do estado. “As administrações municipais têm que ser cobradas para que haja investimentos na saúde local”.

Durante o encontro do PMDB, o secretário estadual de Saúde, Ricardo Murad, voltou a defender a tese de que São Luís tem obrigação de atender a demanda do interior por receber os recursos das prefeituras do interior para tal. Nina desmentiu as afirmações, lembrando que dos 60% de pacientes atendidos e São Luís são do interior e muitos não fazem parte da rede conveniada com a capital. “A responsabilidade pelo bom funcionamento do Sistema Único de Saúde é formada por um tripé composto por Estado, Município e União e que, se um desses entes não fizerem sua parte, o Sistema adoece”, afirmou.

Sobre o novo hospital de Urgência e Emergência de São Luís, Nina afirmou que o projeto da antiga gestão era inviável, principalmente por conta da topografia do terreno. “O prefeito está buscando um novo local e investimentos que tornem a construção desse, que será um grandioso hospital com cerca de 300 leitos”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *