Guerreiro Jr. aclamado novo presidente do TJMA

Guerreiro Jr (presidente), Maria Buna (vice) e Cleones Cunha (corregedor)

O desembargador Guerreiro Júnior, que atualmente é corregedor do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) será o presidente do TJMA no biênio 2012-2013. A eleição foi realizada na sessão desta quarta-feira (5). A desembargadora Maria dos Remédios Buna foi eleita vice-presidente e o desembargador Cleones Cunha será o Corregedor-geral da Justiça. O trio foi eleito por unanimidade. A posse da nova diretoria será dia 16 de dezembro.

Guerreiro afirmou que seu mandato terá como prioridade a construção da nova sede do Tribunal de Justiça, que será no bairro do Calhau. O TJMA já possui o terreno doado pelo governo do estado. Ele afirmou que buscará uma parceria público-privada (PPP) para levantar os recursos necessários para construir a nova sede. “Já temos 14 votos favoráveis no Conselho Nacional de Justiça para aprovação dessa proposta. O Tribunal precisa de uma nova sede mais ampla e moderna”, afirmou.

O presidente eleito prometeu mais investimentos na informatização do Judiciário, incentivando mais o processo judicial eletrônico, além de aumentar a arrecadação do FERJ (Fundo de Reaparelhamento e Modernização do Poder Judiciário). Outra promessa é a construção de um novo Fórum em Imperatriz.

Todos os 24 desembargadores compareceram à sessão que elegeu o novo comando do Judiciário maranhense. A eleição, que era realizada na primeira sexta-feira após o dia 15 de março foi antecipada para a primeira quarta-feira do mês de outubro pela Lei Complementar n° 131/2010. O atual presidente do TJMA, Jamil Gedeon, disse que a antecipação foi promovida para facilitar a transição, dando mais tempo para que o presidente em exercício possa passar todos os trâmites para o sucessor.