São Luís está abandonada. Mas de quem é a culpa?

Casarões do Centro Histórico abandonado

São Luís completa hoje (8 de setembro) 399 anos! A cidade merece todo nosso carinho por suas belezas naturais e arquitetônicas. Mas, infelizmente, a cidade patrimônio cultural da humanidade, não está sendo bem vista pelos turistas, que deveriam se encantar com as maravilhas da capital. O caderno de turismo do jornal Folha de São Paulo, um dos principais do país, trouxe uma matéria extremamente depreciativa com relação à capital maranhense.

A reportagem da Folha classifica como “via-crúcis” a estadia de turistas em São Luís. “De casarios quase ruindo a ruas esburacadas e inseguras, o descaso se torna mais impressionante se lembrarmos que a cidade completa 400 anos daqui a 12 meses”, relata matéria da Folha.

O jornal faz questão de lembrar que o ministro do Turismo é o maranhense Pedro Novais (PMDB), e o estado é recordista em convênios com o Ministério este ano, com R$ 22,8 milhões. Além disso, o presidente da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur) é o também maranhense Flávio Dino (PCdoB). O jornal só não fez a relação entre o governo do Maranhão e a prefeitura. Destes R$ 22 milhões em convênios com o Estado quanto foi investido em São Luís.

É preciso lembrar que Pedro Novais (PMDB) faz parte do grupo adversário do prefeito, assim como a governadora Roseana Sarney (PMDB). Flávio Dino (PCdoB) é adversário de ambos (governadora e prefeito) além de ser um dos mais cotados para suceder João Castelo (PSDB) na prefeitura. São Luís está aos cacos e isto é quase uma unanimidade. Mas quanto disso não é responsabilidade de vários atores políticos? Leia-se aí prefeitura de São Luís, governo do Estado, governo federal e até mesmo a oposição.

O aniversário da cidade é um bom momento para refletirmos sobre o quanto a disputa predatória pelo poder é a responsável pela péssima infraestrutura da cidade. No momento das discussões, sempre um coloca a culpa no outro, mas todos temos a parcela de culpa, mas é difícil olhar para o próprio nariz.