Esperamos que a lição tenha ficado

Incêndio mobilizou prefeitura e governo a trabalharem juntos. Exemplo do momento de emergência deve ser seguido.

O vereador Gutemberg Araújo (PSDB) ocupou a tribuna da Câmara municipal para falar do incêndio no hospital Carlos Macieira e destacar um assunto que é a ânsia do povo ludovicense: o fim da interferência das disputas políticas nas ações de prefeitura de São Luís e do governo do Maranhão.

Gutemberg disse que o sistema “funcionou de forma uniforma, amiga, compartilhada e sem preconceito, sem coloração política ou partidária, dando uma clara demonstração de como deve funcionar um sistema de saúde”.

Gutemberg levantou a questão da politicagem atrapalhando a gestão.

O vereador tucano se referia ao fato da SAMU, administrada pela prefeitura, ter sido uma das primeiras a chegar ao local e ter sido determinante no socorro das vítimas. “O pessoal da SAMU que por muitas vezes foi discriminado atuou de forma brilhante com toda sua estrutura, com o seu coordenador dr. Rurion Menezes e para-médicos com uma equipe treinada agiu de forma eficiente para ajuda aos pacientes”, afirmou.

Vale lembrar que as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do governo do Estado não recebem pacientes conduzidos pelo SAMU.

Mas a prefeitura também não é santa nessa história. O prefeito João Castelo (PSDB) e a governadora Roseana Sarney (PMDB) ficam em uma queda de braço para ver quem atrapalha mais o outro, ao invés de brigarem para ver quem trabalha mais pela cidade.

Esperamos que dessa tragédia realmente saia a lição de que a briga política fica para a articulação de alianças e estratégias eleitorais e que não culmine em ações para digladiar diretamente a população. A população espera que a lição tenha ficado. Mas a prefeitura também tem que fazer sua parte, não só nos momentos de emergência, Gutemberg!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *