Quem já garantiu uma “boquinha” na Assembleia neste recesso parlamentar

Muitos perdedores de 2012 vão garantindo lugar na Assembleia.

É um período agitado de nomeações e exonerações na Assembleia Legislativa do Estado. Muitos políticos e aliados derrotados nas eleições municipais ganharam uma “boquinha” na Assembleia como consolo. Outras mudanças se deram por vitórias, de pessoas que foram trabalhar em novas administrações municipais.

Dos quatro Diários Oficiais da Assembleia publicados em 2012, foram 71 exonerações e 51 nomeações. O deputado Othelino Neto (PPS) nomeou toda a equipe de 19 pessoas, tendo sido exonerados pela presidência a antiga equipe do deputado Luciano Leitoa (PSB) que assumiu o mandato como prefeito de Timon.

Entre nomes conhecidos que foram para o quadro da Assembleia, está o do ex-presidente da União Municipal dos Estudantes Secundaristas (Umes), Ruy Pires, que ganhou uma vaga de técnico parlamentar no gabinete do deputado Fábio Braga (PMDB). A esposa prefeito de São José de Ribamar, Gil Curim (PMDB), Juliana Cutrim, ganhou uma vaga com o cargo de cargo de Técnica parlamentar especial. No gabinete do deputado Rubens Júnior, a vaga deixada por Márcio Jerry, que assumiu a secretaria municipal de Comunicação, foi ocupado pelo secretário geral do PCdoB, Gerson Pinheiro.

Alguns ex-secretários municipais do interior do Estado foram emplacados em alguns gabinetes da AL para não ficarem “a ver navios” após as derrotas dos prefeitos que auxiliavam. Maria Gomes Duarte, que era secretária de saúde de Lagoa do Mato, foi nomeada pela diretoria da Assembleia. Marcos Caldas (PRB) exonerou um auxiliar e nomeou no lugar o ex-secretário de saúde de São João Batista, Mauro Jorge Saraiva Ferreira.

Dos perdedores da eleição de 2012, está lotado José Ubirajara Rocha Torres, o Bira, que foi candidato a vice-prefeito na chapa de Calvet em Bacabeira, perdendo as eleições e agora bate ponto no gabinete do deputado Jota Pinto (PEN). Também no gabinete de Pinto foi nomeada Conceição de Maria Pereira Castro, do PMDB, candidata a prefeita de São Vicente Férrer. Ela perdeu para Maria Raimunda, do PTB. A candidata a prefeita de São João dos Patos, Aricelli Sá (PRB), foi nomeada assessora parlamentar pela presidência.

No gabinete da deputada Francisca Primo (PT) foi nomeado Gean Albuquerque (PPL) que foi candidato a vereador em Santa Luzia do Paruá, ficando na primeira suplência.

Dos que deixam o parlamento, além de Márcio Jerry, foi exonerado Robson Paz, ex-secretário adjunto de comunicação da Assembleia, ocupando cargo igual na prefeitura de São Luís. A jornalista Jaqueline Heluy foi exonerada do cargo de assessora de comunicação para ficar ocupar a vaga de Robson na secretaria adjunta. Quem também deixou de receber contracheque da Assembleia foi o agora vice-prefeito de Paço do Lumiar, Marconi Dias, que antes batia ponto no gabinete de André Fufuca (PSD).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.