Nesta segunda-feira (9) houve nova reunião da Executiva nacional do PT para tentar resolver o problema do PED no Maranhão. Novamente não houve resultado definitivo. Na votação, 4 a 3 a favor do candidato Raimundo Monteiro. Porém, são necessários pelo menos cinco votos para definição. Uma nova reunião foi marcada para quinta-feira (12).
Fontes do Blog bem situadas na direção nacional do partido afirmam que o PT caminha para uma solução que não desagrade tanto o senador José Sarney (PMDB). Já que apoiar Flávio Dino (PCdoB) ascenderia a guerra com Sarney. Então, o meio termo está sendo oferecido, que é uma candidatura própria no estado. A cúpula nacional do partido teme apoiar o candidato do grupo Sarney, que além de estar bem abaixo nas pesquisas, pode fazer a presidente Dilma Rousseff (PT) perder votos no estado, onde o clima de mudança é viral.
Assim, a presidência seria dada para Monteiro, mas a tese de Henrique seria vencedora. A direção nacional não quer de forma nenhuma fazer nova eleição no Maranhão e desgastar a imagem do partido.