Simulado da Defesa Civil prepara população para situação de risco

Simulação tem como objetivo orientar os cidadãos e, assim, salvar vidas

Simulação tem como objetivo orientar os cidadãos e, assim, salvar vidas

 

A Prefeitura de São Luís realizou nesta quarta-feira (16) o 2º Simulado de Proteção e Defesa Civil. O exercício foi promovido pela Secretaria de Segurança com Cidadania (Semusc), no Residencial Piancó, na Vila Embratel.  O eixo Itaqui-Bacanga foi escolhido por ter o maior número de pontos de risco de deslizamento de encostas, foco da simulação.

O secretário adjunto da Semusc, George Bezerra, ressaltou que treinamentos como este são essenciais para garantir maior eficiência dos resgates em caso de sinistros.  “O Brasil tem uma área de relevo e de chuvas constantes, e, no Maranhão, estamos em uma região de Pré-Amazônia, na qual incide um maior volume de chuvas e por consequência disso, temos um maior número de deslizamento de encostas. É indicação do prefeito Edivaldo Holanda Júnior o reforço de todos os padrões de segurança junto à população, o que inclui as ocorrências naturais”, finalizou.

Para a superintendente de Defesa Civil Municipal, Elitânia Barros, o simulado serve para treinar a equipe de resposta a desastres e para despertar na comunidade a situação de risco. “Em nosso histórico das comunidades onde já fizemos esse tipo de treinamento, as pessoas voltam a ter percepção e uma preocupação maior com suas vidas”, afirmou.

Os moradores receberam capacitação sobre os procedimentos em desastres naturais e foram adequadamente orientados a agir nestes casos, conforme indicação dos órgãos especializados na área. Entre as situações simuladas no exercício estão o resgate a vítimas com fraturas, deslizamento de encostas com soterramento e socorro a vítimas isoladas.

“Estamos aqui realizando a conscientização da população e treinando nossos profissionais de resgate para situação de desastres, em que eles passarão por uma ocasião de deslizamento com vítimas, para futuramente saberem como agir em caso de emergência”, disse o tenente do corpo de bombeiros, Marcelo Ribeiro.

O simulado foi realizado em parceria com o Corpo de Bombeiros do Estado do Maranhão, Resgate Anjos da Vida, Plan e Defesa Civil do Estado.

 

(As informações são da Secom)

1 pensou em “Simulado da Defesa Civil prepara população para situação de risco

  1. Esse tipo de treinamento beneficiará a todos, tanto para quem está participando quanto a aqueles que, se um dia vier a precisa de atendimento, terá um serviço de qualidade. Conhecimento novo nunca é demais. Nunca se sabe o que o dia de amanhã nos espera, por isso, esse projeto poderá ser um dia muito necessário, caso venha acontecer e seu uso seja indispensável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *