Dia de encerramento do São João no Terreiro de Maria e nos bairros

2 (62)A Prefeitura de São Luís encerra neste domingo (29) a programação do projeto “São João de São Luís – O arraial do Brasil é aqui” no Terreiro da Maria, na Praça Maria Aragão e em quatro bairros da cidade: Quebra-Pote, Tamancão, Ipem-São Cristovão e Vila Embratel. Durante 17 dias, a Fundação Municipal de Cultura (Func) programou 128 brincadeiras juninas para apresentações nos 33 arraiais comunitários selecionados por meio de edital.

“Fizemos um grande arraial, um bom trabalho para a cultura popular”, afirmou o presidente da Func, Francisco Gonçalves. Além dos arraiais comunitários selecionados por edital, a Prefeitura apoiou outros eventos do calendário junino de parceiros institucionais, como o Hospital Materno Infantil, Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão, entidades filantrópicas como o Educandário Santo Antônio e eventos da própria administração municipal.

Na noite de sábado (28), véspera de São Pedro, data marcante do calendário junino, a Fundação programou 26 apresentações de brincadeiras para 12 bairros da zona urbana e rural de São Luís. A Func contribuiu para reforçar a tradição das comunidades, como no Parque Rupnéia, com mais de dez anos de existência.

5 (38)Benedito Rocha Filho, organizador do Arraial das Rupnéias, na VL 110 do Parque Vitória, elogiou a iniciativa da Prefeitura com a seleção por editais. “A população ficou muito satisfeita com o apoio da Prefeitura de São Luís ao nosso arraial. Recebemos com prazer as apresentações das brincadeiras dos sotaques mais tradicionais do bumba-meu-boi, como é o boi Unidos da Conceição, e tradicionais de raiz como o Boi Brilho da Madrugada, sotaque de Pindaré”, comemorou.

Ele também é presidente da Associação Cultura das Rupnéias, entidade comunitária que tem fomentado a participação de jovens e adultos em eventos do calendário cultural de São Luís.

6 pensou em “Dia de encerramento do São João no Terreiro de Maria e nos bairros

  1. O arraial vai deixar saudades! Estava tudo tão lindo, organizado e bem estruturado. A comida e as brincadeiras, estava tudo em perfeita harmonia. Simplesmente, foi o melhor arraial de São Luís.

  2. Foi lindo nosso festejo junino, o arraial da Maria Aragão explodiu com a diversidade da nossa cultura, ali foi momentos lindos de muita euforia, período maravilhoso!!!

  3. Durantes todos esses dias tenho absoluta certeza de que toda população prestigiou um grande espetáculo montado no Terreiro da Maria e a prefeitura está de parabéns por todo esse sucesso.

  4. Eu adorei tudo. A estrutura deu um show, as apresentações uma mais linda q a outra, as barracas ofereceram muitas gostosuras e sim, eu já quero q chegue o são joão do ano q vem.

  5. O arraial da Maria Aragão foi excelente, ali era só alegria e muita diversão olhos brilhando em prestigiar a nossa linda cultura. Dou maior valor em nossa cultura que possamos cade vez valorizar muito mais ainda!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *