Mais de 110 mil pessoas passaram pelo Terreiro da Maria

arraial (2)Com 17 dias de programação ininterrupta, apresentações de 204 atrações culturais e um público estimado pela Guarda Municipal e Polícia Militar de mais de 110 mil pessoas, o Arraial Terreiro da Maria na Praça Maria Aragão repetiu o sucesso das edições anteriores e superou a expectativa de público. O encerramento da programação ocorreu no domingo (29), dia de São Pedro.

Promovido pela Prefeitura de São Luís, por meio da Fundação Municipal de Cultura (Func), o último dia da festa foi iniciado às 18h, com o derrubamento do mastro erguido no dia 13 deste mês, dia da abertura do arraial. O momento especial foi acompanhado pelas caixeiras do Divino Espírito Santo.

Já o palco da Praça Maria Aragão recebeu como primeira atração da noite o Tambor de Crioula do Laborarte (Laboratório de Expressões Artísticas do Maranhão), grupo com mais de 40 anos e que trabalha com artistas locais em oficinas de tambor de crioula, cacuriá, capoeira, percussão, teatro, dança popular e outras produções.

A cantora Teresa Canto também foi uma das atrações do Terreiro da Maria. No repertório, a artista interpretou músicas de grupos juninos como Boi da Maioba e do cantor Pablo do Arrocha. “Eu gosto demais do período junino, das brincadeiras, dos grupos de bumba-meu-boi, sou fã da nossa cultura”, declarou ao público.

O Terreiro da Maria também recebeu ainda os grupos de boi Fé em Deus (zabumba), Vargem Grande (sotaque de orquestra) e de Maracanã (matraca). “Estamos nos apresentando pela primeira vez aqui na Praça Maria Aragão. O que é uma honra para os nossos brincantes, pois esse é o maior arraial de São Luís”, destacou a presidente do Boi de Vargem Grande, Elizangela Raposo. O folguedo tem 21 anos de fundação e 60 componentes.

Por sua vez, o Barracão do Forró contou com as apresentações da banda Raízes da Terra e de Marinaldo do Forró, este último também participou da “Noite do Forró”, promovido pela Func na Praça Maria Aragão no último dia 26.

NOVIDADES

Com o encerramento da programação deste ano do São João de São Luís, o presidente da Func, Francisco Gonçalves, anunciou os projetos para a edição do Terreiro da Maria de 2015, na qual pretende ampliar a infraestrutura do arraial montado na Praça Maria Aragão e trazer mais novidades para incrementar a programação junina, com a montagem de espaços onde serão oferecidas oficinas de dança para ensinar o cacuriá, o tambor de crioula e outros folguedos típicos da capital maranhense.

“O arraial da Praça Maria Aragão se consolidou como o maior e mais importante terreiro da cidade, não só pelo público presente, mas porque toda São Luís se encontrou aqui. Desse ano, para o ano passado, tivemos uma maior diversidade das brincadeiras, ou seja, a oportunidade de ver um panorama da diversidade cultural do Maranhão, ao mesmo tempo em que acrescentamos a política de salvaguarda no terreiro de brincadeiras que correm o risco de desaparecer, como a dança do Lelê e do Coco”, informou Francisco Gonçalves.

Segundo Francisco Gonçalves, a Func pretende fazer uma série de modificações no arraial da Maria Aragão em 2015, tanto no formato como na programação. Na montagem do terreiro, a ideia é a possibilidade de incorporar o espaço da Praça Gonçalves Dias ao acampamento junino, sobretudo para a realização de atividades com crianças.

“Ainda sobre os espaços, vamos criar mais um que é o Barracão do São João, para que quem venha à Praça também tenha a oportunidade de aprender a dançar o tambor de crioula, o cacuriá e outras brincadeiras”, explica.

Em 2014, a montagem do terreiro teve 20 barracas, sendo 16 barracas para a comercialização de bebidas e comidas típicas; uma para o Espaço do Artesanato, o Barracão do Forró, dois espaços institucionais para a prestação de serviços e o Espaço do Turista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *