A tecnologia que está sendo utilizada para a instalação dos novos semáforos e redutores dará à administração de São Luís uma visão melhor do trânsito, com um controle do tráfego que dará o subsídio que a capital nunca teve para a melhoria do trânsito.
Os radares que estão sendo instalados, por meio de um sistema inteligente, permitem o acesso online da SMTT à quantidade de veículos que transitaram pela avenida, facilitando assim o estudo do fluxo na via para a implantação de melhorias no trânsito. A tecnologia dos novos equipamentos fará com que se tenha números nunca antes apurados com exatidão pela prefeitura. Os novos radares e barreiras eletrônicas já foram instalados e estão em fase de teste. Eles captam o avanço do sinal, a parada sobre a faixa de pedestre e a velocidade ao ultrapassar o sinal verde acima dos 60 km/h permitidos na via.
“O reaparelhamento do nosso sistema de fiscalização viária, a partir do uso de tecnologias mais avançadas, nos permitirá ter um controle maior do tráfego, colaborando ao mesmo tempo para a fluidez no trânsito e para a redução do índice de acidentes”, disse o prefeito Edivaldo.
Os estudos vão definir ainda novos locais onde podem ser colocados radares. As ações fazem parte do Plano Estratégico de Melhorias para o Trânsito e do Plano de Educação para o Trânsito.
Várias avenidas de São Luís precisam ter sua sinalização melhorada, mas se habilitarem os redutores de velocidade nas que ocorrem mais acidentes, já ajuda bastante.