Feira do Livro de São Luís: Programação será anunciada na quarta-feira

Feira_do_livro_Foto_LauroVasconcelos 012A Prefeitura de São Luís anuncia na próxima quarta-feira (15) a programação oficial da maior festa literária do estado, a 8ª Feira do Livro de São Luís (FeliS), que este ano vem com o tema “Literatura Infantil: aqui começa a magia da leitura”. O anúncio será feito pela coordenação geral da FeliS, às 10h, no auditório Reis Perdigão, no Palácio de La Ravardière. As atividades da FeliS serão realizadas no bairro do Desterro do dia 31 deste mês ao dia 9 de novembro.

“Ano passado, a realização da Feira no Centro Histórico possibilitou a ampliação de atividades e ocupação dos principais equipamentos culturais da Praia Grande, o que, além de movimentar a circulação de pessoas que nunca tinham andado pelas ruas históricas de São Luís, deu mais sentido e vivência poética para a leitura da própria cidade. É o que esperamos novamente para este ano nos espaços do entorno do Convento das Mercês”, destacou o presidente da Fundação Municipal de Cultura (Func), Francisco Gonçalves.

A expectativa dos realizadores é atrair mais de 200 mil pessoas durante dez dias de programação que envolverá mais de 100 participantes em seis espaços principais: Fundação da Memória Republicana Brasileira (Convento das Mercês), Auditório da Faculdade de Arquitetura da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Largo da Igreja do Desterro, praça lateral do Museu do Audiovisual do Maranhão (Mavam), Escola de Música do Bom Menino e Aliança Francesa, com atividades das 9h às 22h.

Para garantir a melhoria do acesso aos locais do evento, algumas medidas de segurança preventiva e organização do trânsito foram asseguradas em parceria com a Polícia Militar, a Guarda Municipal da Secretaria de Segurança com Cidadania, além de efetivo de segurança privada que será contratado durante o período da Feira.

“Estamos articulando junto com as principais entidades de segurança, saúde e assistência social um trabalho de conscientização cidadã, segurança preventiva e reabilitação social entre vítimas do consumo de drogas na Praia Grande. Será uma ação que não ficará restrita ao calendário da Feira e que será ampliada a longo prazo com o objetivo de promover a melhoria da segurança na comunidade”, ressaltou a coordenadora da 8ª FeliS, Rita Oliveira.

A 8ª Feira do Livro tem início no dia 31 de outubro, às 19h, com a presença do escritor Wilson Marques, patrono da Feira, e da pesquisadora Mundinha Araújo, homenageada. A abertura do evento também contará com a presença de outros escritores, poetas, autoridades e representantes das instituições realizadoras e parceiras. A programação prosseguirá até o dia 9 de novembro.

Os principais espaços da Fundação da Memória Republicana Brasileira (Convento das Mercês) abrigarão as atividades centrais da Feira, como palestras com os escritores convidados, bate-papo entre escritores, estandes de comercialização para os livreiros, espaço para patrono e homenageados, espaços de mediação de leitura, oficinas e contação de histórias, e os recitais de poesia.

No Largo da Igreja do Desterro ocorrerão rodas de conversa, oficinas, atividades teatrais, leitura de cordel e palestras da programação do Espaço da Juventude. A programação de cinema ocupará a Praça do Mavam. Na Faculdade de Arquitetura da Uema serão realizadas as oficinas e palestras que integram as atividades da Casa do Professor, dentro da programação da Feira.

Na edição deste ano da FeliS, os homenageados Wilson Marques, Mundinha Araújo, Ubiratan Teixeira e Odylo Costa Filho – estes dois últimos em memória – terão espaços na Feira, que abrigarão exposições permanentes sobre a vida e obra de cada um.

 

ESCRITORES CONVIDADOS

Entre as novidades deste ano, está a participação dos escritores Maurício de Sousa, que falará sobre o mundo mágico dos quadrinhos, no dia 1º de novembro, às 16h; e Marina Colasanti, que fará palestra sobre o tema da feira, no mesmo dia, às 20h. A literatura infantil também será abordada por outros escritores convidados, como Pedro Bandeira, Sidney Gusman, Ninfa Parreiras, Luciano Pontes e Alexandre Azevedo.

Além deles, a Feira contará também com a presença do biógrafo Paulo César de Araújo, do teólogo Frei Betto, do ator e poeta Gero Camilo, do poeta Pedro Tierra, dos escritores Luis Antonio Giron, Alexandre Azevedo, Marcelino Freire, Jotabê Medeiros, Otávio Rodrigues, Cadão Volpato, Paula Pimenta, Luiz Gutemberg, Cecília Costa e do escritor internacional Jean-Paul Delfino, que falará sobre música e futebol, no dia 7 de novembro, às 19h, no Auditório da Aliança Francesa.

A programação terá ainda rodas de conversa, palestras, lançamentos e relançamentos de livros, recitais, peças teatrais, shows musicais, atividades voltadas para o público infantil, entre outros. Além disso, a coordenadora da 8ª FeliS explicou que alguns escritores, como Luciano Pontes, Reuben da Cunha Rocha e Cláudia Gonçalves, farão visitas às escolas municipais como parte das atividades da Feira.

 

8ª FELIS

A Feira do Livro de São Luís é realizada pela Prefeitura de São Luís, por meio da Fundação Municipal de Cultura (Func) e da Secretaria Municipal de Educação (Semed), correalizada pelo Serviço Social do Comércio (Sesc/MA), com o patrocínio da Vale e o apoio do Governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), da Associação dos Livreiros do Estado do Maranhão (Alem) e da Fundação da Memória Republicana. A programação completa do evento estará disponível no endereço eletrônico: www.saoluis.ma.gov.br.

1 pensou em “Feira do Livro de São Luís: Programação será anunciada na quarta-feira

  1. É uma pena que essa feira nunca mais teve a mesma característica da primeira faira realizada em São Luís com a presença de vários representante de editoras de todo o Brasil. Hoje é apenas uma feira de livro infantil com mesmo diz o tema principal. Com apenas representantes local e literatura infantil. Se é feira de livros deveria ser de todos os tipos de livros infantis e adultos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *