Unidades de saúde de São Luís iniciam processo de informatização

Seguindo a determinação do prefeito Edivaldo para o fortalecimento da atenção básica de saúde, a Prefeitura de São Luís deu início ao processo de informatização das unidades de saúde da rede municipal. Na última quinta-feira (13), foi realizado o primeiro treinamento com mais de 50 profissionais das unidades básicas sobre o repasse informatizado dos dados dos Boletins de Produção Ambulatorial (BPA).

O treinamento foi coordenado pela auditora em Saúde da Semus, Fátima Braúna, que repassou conhecimentos utilizando o sistema DataSUS, no qual os profissionais aprenderam desde o acesso inicial às fichas de produtividade até o processamento das metas físicas, visando à utilização dessas condutas nas unidades de saúde. Segundo Fátima Braúna, os registros informatizados dos procedimentos ambulatoriais são fundamentais para o processo de melhorias na atenção básica.

“A organização dos dados em arquivos informatizados vai permitir a sistematização, o acesso facilitado aos conteúdos existentes no DataSUS e oferecer ferramentas que auxiliem o gestor no monitoramento dos procedimentos que estão sendo realizados pelas unidades”, explicou a auditora.

Segundo a secretária adjunta de Ações e Serviços de Saúde da Semus, Sílvia Viana, toda a rede municipal está sendo preparada para o uso da tecnologia. Os recursos oriundos do governo federal totalizam R$ 1,1 milhão e beneficiarão todas as 51 unidades de atenção básica do município.

“Em muitas de nossas unidades, a informação sobre os procedimentos realizados era encaminhada com o preenchimento manual de fichas e estamos superando essa realidade. A gestão do prefeito Edivaldo está valorizando a informatização e a conectividade, que não estão apenas interligando a rede, mas principalmente possibilitando o acesso a dados que aprimoram o atendimento oferecido ao usuário dos serviços”, afirmou Sílvia Viana.

3 pensou em “Unidades de saúde de São Luís iniciam processo de informatização

  1. Informatizar o sistema é uma mão na roda já que ajuda e muito na hora de localizar os documentos das pessoas.Ainda bem que o objetivo dessa prefeitura é interligar através das redes as secretárias e suas ações.

  2. Que bom, assim ja facilita pra população, isso ja deveria ter sido feito a tempos, acho que essa gestão ta conseguindo ver e resolver problemas antes esquecidos, isso é otimo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.