Começa a Era Coutinho
A Assembleia Legislativa iniciou os trabalhos nesta segunda-feira (2) com a sessão solene. O governador Flávio Dino leu a mensagem de abertura. Ainda como protocolo do início da legislatura, houve o hasteamento das bandeiras do Brasil, do Maranhão e de São Luís ao som do hino nacional. A Guarda de Honra do Corpo de Bombeiros Militar desfilou em homenagem ao presidente Humberto Coutinho. Após a cerimônia militar, Coutinho nomeou duas comissões de deputados para conduzir à Mesa da Sessão Solene o governador Flávio Dino (PC do B) e a presidenta do tribunal de Justiça do Estado do Maranhão, desembargadora Cleonice Freire.
Começo com novidades na Câmara
Na Câmara Municipal de São Luís, o início da legislatura foi de novidades na Câmara. Sempre criticado pelo atraso, o parlamento iniciou 2015 com as sessões sendo transmitidas em tempo real pela rádio e um painel de LED para demonstrar a frequência dos edis, nos moldes como funciona o da Assembleia. O novo presidente promete mais modernidade e transparência em sua gestão.
Parceria
O tema parceria dominou a primeira sessão de 2015 na Câmara. Os vereadores destacaram o recomeço para a gestão municipal a partir da parceria entre o prefeito Edivaldo e o governador Flávio Dino. O secretário Lula Fylho, que representou o prefeito na sessão solene, garantiu que o município vive um novo momento e a Câmara terá papel fundamental nos avanços da cidade a partir de agora. “A Prefeitura de São Luís agora trabalha de forma integrada com o Governo do Estado e com os integrantes desta Casa. Por esta razão agradeço o apoio dos senhores vereadores à nossa administração”, afirmou.
Rei da selfie
O rei da selfie, senador Roberto Rocha (PSB) levou sua fama para o senado federal. E o gosto do socialista pelo autorretrato foi notícia até no jornal O Estado de São Paulo, que destacou o clima descontraído na casa e as várias ”selfies” de Roberto com parentes no plenário. Segundo ele, sua comitiva é formada por 70 pessoas, entre amigos e familiares que foram do Maranhão para prestigiá-lo.
Bancada em Brasília
Falando em Roberto Rocha, ele foi o único senador (dos três que o Maranhão possui), na reunião da bancada federal. Dos 18 deputados federais, 14 estiveram presentes. Foi definido que Pedro Fernandes será o líder da bancada, que terá um revezamento com um líder diferente por ano. O ex-líder, Sarney Filho, não compareceu à reunião.