Ampla campanha educativa para motoristas e pedestres durante a Semana de Trânsito

Foto 2 - Detran - campanha no trânsitoCaminhadas, palestras em escolas, passeios ciclísticos, blitzen educativas e também fiscalizatórias. O Governo do Estado, em parceria com prefeituras e outras entidades, utilizou todas essas estratégias durante a semana para chamar a atenção da sociedade para as questões relacionadas ao trânsito.  As atividades, encerradas na sexta-feira (25), fizeram parte da Semana Nacional do Trânsito (SNT) no Maranhão.

O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran) realizou, no período de 18 a 25,  uma série de ações educativas na capital e no interior do estado, abordando o tema “Seja você a mudança no trânsito”. O objetivo comum entre as ações foi incentivar boas práticas aos condutores e pedestres, conscientizando-os sobre a importância da valorização da vida e das leis de trânsito.

As atividades contaram com a participação de equipes do Detran-MA; Conselho Estadual de Trânsito (Cetran-MA); Secretarias de Estado de Saúde, Educação e de Segurança Pública; Polícias Militar do Maranhão e Rodoviária Federal; Corpo de Bombeiros; Maçonaria; Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT); Ciretrans;  entre outras entidades.

“A integração inédita de todas as entidades ligadas ao setor de trânsito, incluindo instituições públicas e a sociedade, sem dúvida, foi a maior conquista da Semana de Trânsito deste ano no Maranhão”, destaca o diretor geral do Detran-MA, Antonio Nunes. “Com essa multiplicação de esforços, potencializamos nossa missão cotidiana de preservar vidas”, acrescenta.

Ações educativas

Foto 3 - Detran - campanha no trânsitoA Semana Nacional de Trânsito teve início, na sexta-feira (18), com uma Caminhada pela Paz no Trânsito pelas ruas do Centro Histórico da capital. No mesmo fim de semana, o Detran realizou blitzen educativas em parceria com entidades e empresas ligadas ao trânsito em duas importantes avenidas de São Luís.

Equipes abordaram dezenas de condutores e entregaram panfletos educativos, ofereceram brindes e serviços emergenciais, como a troca de faróis queimados de carros e motocicletas que passavam pelo local. Durante o domingo (20), um passeio ciclístico reuniu cerca de 400 pessoas e na segunda-feira (21), foram realizadas palestras educativas em escolas da rede pública e privada da capital.

No interior do Estado, as ações de mobilização da Semana Nacional de Trânsito ficaram a cargo das 15 Circunscrições Estaduais de Trânsito (Ciretrans). Em Pedreiras, São João dos Patos, Timon, Pastos Bons, Nova Iorque, Sucupira, Passagem Franca, Paraibano, Barão de Grajaú, Imperatriz, Açailândia, Balsas, as equipes das Ciretrans, com apoio das prefeituras, promoveram palestras educativas em escolas, caminhadas, passeios ciclísticos, distribuíram panfletos e inúmeras atividades com intuito de conscientizar a população sobre a importância de um trânsito seguro e responsável.

Incentivo aos motociclistas

A Semana Nacional de Trânsito, também, foi marcada pela conquista de novos benefícios a quem utiliza motos para trabalhar. Na quinta-feira (24), Dia do Mototaxista, o Governo do Estado, por meio do Detran, assinou um contrato de cooperação técnica com o Sest/Senat, para a realização de novas turmas do curso de capacitação obrigatória para mototaxistas e motofretistas.

Serão oferecidas 1000 vagas gratuitas para o curso, distribuídas entre motociclistas profissionais de São Luís, Pinheiro, Caxias, Santa Inês, Balsas, Presidente Dutra, Grajaú e Chapadinha. Por meio da UemaNET, as aulas do curso serão gravadas e distribuídas via internet. Também foi assinado um convênio entre o Detran-MA e os Centros de Formação de Condutores, concedendo descontos de 25 a 50% nos cursos teóricos e práticos para obtenção da CNH para mototaxistas sindicalizados.

A Semana Nacional do Trânsito 2015 no Maranhão foi encerrada na sexta-feira (25), com uma blitz educativa na BR-135, entrada de São Luís, e com uma palestra educativa ministrada aos servidores do Detran-MA, na sede do órgão na capital.

1 pensou em “Ampla campanha educativa para motoristas e pedestres durante a Semana de Trânsito

  1. TRISTE ESTA BLOGOSFERA DA OPOSIÇÃO. TUDO O QUE TEM EM UM TEM NO OUTRO. NINGUÉM ANALISA, COMENTA, DÁ EXCLUSIVIDADE, ABORDA OS BASTIDORES DA POLÍTICA. SE LIMITAM A COPIAR, COPIAR, COPIAR E COPIAR. O QUE TEM NO JOHN, TÁ NO MARRAPÁ. GARRONE, JORGE VIEIRA, GILBERTO LIMA E CUNHA SANTOS SÃO TUDO A MESMA COISA. CLODOALDO CORREIA TEM UM BLOG DE JABÁ. NENHUM SE DESTACA, NEM UM LEVA O TRABALHO A SÉRIO. AS RARAS EXCEÇÕES SÃO CESAR BELO E RIBAMAR CORREIA. OS DEMAIS, SE JUNTAR TODOS, NÃO DÁ UM BLOG DE JORNALISMO E INFORMAÇÃO.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *