Política maranhense em notas

O peso da baixaria

joaoalbertoJoão Alberto sentiu nesta terça-feira (27) do que é capaz o ex-secretário de Saúde, Ricardo Murad, contra seus adversários. O senador ficou muito abalado com uma baixaria promovida por Ricardo contra a intimidade da vida de Alberto. Até Roseana Sarney ligou para o senador se solidarizando. Roseana e Edison Lobão disseram que estarão na eleição do PMDB na sexta-feira (30) para endossar a vitória de João Alberto.

Chegando ao nível de mitomania

Levi PontesO deputado Levi Pontes (SD) respondeu às acusações da deputada Andrea Murad sobre possíveis interferência da esposa do secretário Marcos Pacheco na secretaria de Saúde. O deputado afirmou que Simone Pacheco não tem e nunca teve nenhum vínculo com a Secretaria acompanhar o seu marido em uma única viagem que ela fez ao seu lado, nem tão pouco as poucas vezes em que ela esteve naquela Secretaria para tratar de assuntos familiares com o seu marido. “Mas eu entendo, deputado Othelino, que o nível de alguns deputados e deputadas está chegando a níveis patológicos, a níveis de mitomania [transtorno pscicológico caracterizado pela mentira compulsiva]”.

Pisada na bola de Evangelista

netoarariO secretário estadual de Desenvolvimento Social, Neto Evangelista, pisou na bola nesta terça-feira (27). O secretário começou o lançamento do programa Mais Bolsa Família nos municípios pelo município de Arari. Até aí tudo bem. A bela cidade que merece. Mas o secretário anunciou na rádio do sarneysta Rui Filho (hoje filiado ao PSDB) que estava iniciando o projeto em Arari a pedido do ex-prefeito. Ainda seria mais aceitável se dissesse que foi a pedido do prefeito, que mesmo sendo adversário do grupo de Flávio, seria um ato republicano. A rádio de Rui Pires até hoje passa o dia agredindo o governador.

Pagamento da prefeitura nesta quarta

salarioO prefeito Edivaldo confirmou nesta terça-feira (27) a antecipação do pagamento dos salários referentes ao mês de outubro para esta quarta-feira (28). A medida é mais um dos gestos da administração municipal de reconhecimento ao trabalho dos servidores públicos da Prefeitura de São Luís, que comemoram o Dia do Servidor nesta quarta-feira (28). Os servidores podem ter acesso às informações dos seus vencimentos em todos os terminais de autoatendimento do Banco do Brasil, por meio do contracheque eletrônico.

E do governo também

salarioO governo do estado também antecipa o pagamento para bem antes da data do calendário oficial e mantém o padrão de antecipar sempre que houver viabilidade financeira. O pagamento do salário do mês de outubro será efetuado na quarta-feira (28). A medida beneficiará mais de 110 mil servidores, entre ativos e inativos.

Título de Cidadã a Kátia Bogéa

A Câmara de Vereadores de São Luís concedeu nesta terça-feira (27), o título de cidadã ludovicense a superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Maranhão – IPHAN, Kátia Santos Bogéa, que é natural da cidade de Largatos  Sergipe. A proposição foi do vereador Astro de Ogum. O subprefeito do Centro Histórico, Fábio Henrique de Carvalho, participou do evento.  Ogum relembrou as conquistas de Katia à frente do IPHAN e afirmou que a cerimônia era um reconhecimento do trabalho de preservação do acervo patrimonial tangível e intangível do país.

2 pensou em “Política maranhense em notas

  1. SINDJUS-MA denuncia uso político do orçamento do TJMA

    “http://www.sindjusma.org/subpage.php?id=3020_sindjus-ma-denuncia-uso-pol-tico-do-or-amento-do-tjma.html”

    A direção do Sindicato dos Servidores da Justiça do Maranhão – SINDJUS-MA denunciou na tarde desta terça-feira, 28, que o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) privilegiou todas as demandas dos Magistrados, deixando de lado os direitos dos servidores, ainda que garantidos pela Constituição Federal, como por exemplo, a reposição das perdas inflacionárias.

    Segundo a direção do TJMA, através do despacho 738/2015, a Coordenação de Orçamento informou que o não pagamento da reposição de 6,3% das perdas inflacionárias aos servidores do judiciário maranhense, se deu pelo corte de trezentos milhões de reais no orçamento do Tribunal. Alegou, inclusive, que este corte prejudicaria o pagamento do reajuste do subsídio dos magistrados, novas nomeações para magistrados e servidores, reajustes no auxílio saúde, moradia e alimentação.

    Mas a denúncia traz à tona que, mesmo se queixando do corte, desde Janeiro deste ano e mesmo dizendo não ter dotação orçamentária prévia que cobrisse toda a despesa para o restante de 2015, o TJMA pagou a reposição de 14,6% aos magistrados, não encontrando solução apenas para a reposição das perdas inflacionárias dos servidores. “Além disso, o TJMA vem garantindo o pagamento do auxílio moradia de 4 mil e 300 reais para cada juiz e desembargador. Só para esta verba, o gasto é de 13 milhões e 200 mil reais, além da suplementação de complemento no valor de 4 milhões e 200 mil reais. E isso é porque afirma não ter dotação orçamentária para o pagamento das nossas perdas”, denunciou o sindicalista Emanoel Jansen.

    O sindicalista ainda assegurou que a postura do TJMA em privilegiar uma categoria e deixar o direito de outra de lado, é um critério meramente político adotado pela administração. No entanto, se este diz não ter recursos para o pagamento do reajuste dos servidores, supõe-se que não deveria ter condições financeiras para fazer mais nada.

    A direção do SINDJUS-MA esclareceu que no ponto de vista técnico-legislativo, se o problema imposto é a ausência de orçamento, este pode ser solucionado tanto pela Assembleia Legislativa, quanto pelo Governo do Estado. “O que não queremos é que o processo 2770/2015, o qual assegura o pagamento da reposição anual de 6,3% das perdas inflacionárias de todos os servidores do judiciário maranhense seja engavetado sob essa alegação, pois esse direito está amparado pela Constituição”, ponderou Aníbal Lins – presidente do SINDJUS-MA.

    Mais denúncias
    O SINDJUS-MA alega, também, que o TJ garante não ter recursos para pagar os salários dos servidores até o final do ano. Contudo fez remanejamento do seu orçamento, retirando da rubrica de vencimentos o importe de 57 milhões e 200 mil reais, os quais foram remanejados para outras rubricas em 2015. Tais como, sentenças judiciárias de pessoal, despesas de exercícios anteriores, indenizações e restituições trabalhistas e ressarcimento de pessoal requisitado. A direção do SINDJUS-MA ainda ratifica que tudo o que o TJ informou que não teria condições de implementar este ano em decorrência do corte em seu orçamento feito pela Assembleia Legislativa, no ano passado, ele conseguiu implementar e remanejar no seu orçamento de 2015, ficando fora de suas prioridades, apenas, o pagamento das perdas inflacionárias dos servidores.

    Entrega de memoriais
    Representantes do SINDJUS-MA estarão nesta quarta-feira (28/10) – Dia do Servidor Público -, no Tribunal de Justiça entregando memoriais para os membros integrantes da Comissão de Divisão e Organização Judiciária e Assuntos Legislativos do TJMA. Os servidores clamam por uma solução urgente para o pagamento de suas perdas inflacionárias e pela aprovação do processo administrativo n° 2770/2015, o qual assegura o pagamento desse direito para toda a categoria, que inclui os servidores do judiciário maranhense, ativos, aposentados e pensionistas. O projeto das perdas inflacionárias de 6,3% vai ser julgado na próxima quinta-feira, 29 e, para marcar esta data o Sindicato está convocando todos os servidores para a II Passeata Rumo à Vitória, a partir das 8 horas da manhã, pelas ruas dos Centro de São Luís, com concentração em frente a Praça Benedito Leite, Deodoro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *