‘São João de Todos’ atrai turistas e arraiais ficam lotados

Foto 1 IMG_2282O São João é a festa mais tradicional do Maranhão. As cores, ritmos e a diversidade de danças e grupos folclóricos encantam maranhenses e, principalmente, turistas. São olhos atentos a cada detalhe nos arraiais espalhados pela ilha, detalhes que fazem único, o São João do Maranhão. Nos terreiros oficiais, o Governo do Estado investe nos serviços para atrair e atender melhor gente vindo de todos os cantos do mundo para fazer no Maranhão o ‘São João de Todos’.

O governador Flávio Dino tem percorrido os arraiais, vendo de perto a movimentação nas festas. Neste sábado (16), no Arraial do Donato Alves (Centro Social dos Servidores do Estado – IPEM), o governador conversou com turistas, ouviu as impressões e experiências, e pode constatar o encanto dos que vem de fora ao se deparar com o bumba-meu-boi, tambor de crioula e cacuriá e com outras tantas manifestações culturais.

IMG_2284“O São João tem uma dimensão cultural indiscutível, e há uma dimensão econômica também, já que são milhares de oportunidades, inclusive neste setor do turismo, como estamos vendo aqui no arraial do Ipem, em que, ao mesmo tempo que há as apresentações culturais, temos uma feira de artesanato, temos o Centro de Atendimento ao Turista, que, inclusive, possibilita que as pessoas conheçam melhor o Maranhão, há um espaço infantil para estimular a presença de toda família, de modo que, progressivamente, o arraial vai ganhando também outros papeis, entre os quais este, de estimular o turismo no Maranhão e para o Maranhão”, pontuou o governador Flávio Dino.

Na Central de Atendimento ao Turista, quem chega recebe dicas e orientações sobre os principais pontos turísticos do estado. São convidados a conhecer de perto locais como os Lençóis Maranhenses, as cachoeiras de Barreirinhas ou os segredos de Alcântara. Mas, quem veio apenas para o São João em São Luís pode entrar numa cabine de fotos, escolher uma de nossas paisagens naturais de fundo e levar para casa uma lembrança do Maranhão.

Foto4_KGÊ_São João Para Todos_Arraial do IPEM_Mimo de Santo AntônioO secretário de Estado de Cultura e Turismo, Diego Galdino, lembra que a festa junina é uma oportunidade para os turistas possam também conhecer outros encantos que o estado guarda. “A intenção do Governo do Estado e do governador Flávio Dino, este ano, é que os turistas que chegassem no Maranhão pudessem ficar não só em São Luís, mas também conhecer os outros paraísos que temos no estado. Então, estamos tentando com a Central de Atendimento ao Turistas dar um pouquinho do gosto do que o Maranhão tem, das belezas naturais possui”, destacou Diego.

Ao circular pelas festas espalhadas na capital é fácil encontrar um turista. Tem caravanas vindo de países como a Colômbia ou de estados como Pará, e tem ainda quem venha independentes. Socorro Freitas, 73 anos, mora em Sobral, no Ceará, e é uma dessas pessoas que só de olhar, já se sabe que está vindo pela primeira vez ao São João do Maranhão. “É a coisa mais linda! É a primeira vez que venho e como tem vários lugares demos uma volta em alguns. Moro no Ceará, mas sou do Rio Grande do Norte, e nunca tinha visto algo assim, estou adorando. Que coisa linda essa decoração e essas cores”, relatou a aposentada, deslumbrada com festa junina no Arraial do Ipem.

Rosana Cheder é de Porto Alegre e veio para São Luís só para conhecer o São João. Passeando pelas ruas do Centro Histórico ficou impressionada com a variedade de ritmos e sotaques. “É muito bom, e que me chamou atenção mesmo foi a cultura, a diversidade da cultura da música, são vários estilos. É muito lindo!”, opinou a turista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *