A decisão absurda que pode acabar com os debates na TV nesta eleição

braideA decisão absurda do juiz eleitoral Eduardo Moreira, que estava no plantão do TRE-MA, e determinou a obrigatoriedade da TV Difusora de incluir o candidato Eduardo Braide (PMN) em seu debate pode prejudicar muito o processo eleitoral, fazendo com que não tenhamos mais debates na TV nesta eleição.

A TV Difusora fez todo um planejamento para um debate com quatro candidatos, justamente os quatro que a lei obriga a participar por terem a representação exigida na Câmara Federal. E as regras foram registradas na Justiça Eleitoral. O artigo 46 da Lei 9.504/97 estabelece que as emissoras de rádio e televisão podem realizar debates, obrigando-se a chamar, obrigatoriamente, apenas os candidatos cujos partidos ou coligações tenham número superior a nove deputados na Câmara Federal.

Mas coma  determinação da Justiça dando o “direito” a Braide, mesmo o PMN não tendo nenhum representante na Câmara federal, Rose Sales (PMB) e Valdeny Barros (PSOL) teriam “mais direito” já que PMB e PSOL têm deputados federais. Se o Braide tem que participar, qual o argumento negar o direito aos outros?

Assim, é totalmente inviável refazer em cima da hora um debate programado, idealizado e cronometrado para quatro candidatos com seis, sete ou oito. Ainda não está batido o martelo, mas a tendência é que não ocorra o debate se a Difusora não conseguir reverter a decisão pró-Braide.

Com o caminho aberto pela Justiça, Braide também deve ter a garantia para participar do debate da TV Mirante. Assim, reinicia o debate, os outros também deverão por direito adquirido, participar. E a afiliada à Rede Globo também não terá como fazer debate com tantos candidatos.

E São Luís poderá ficar sem mais nenhum debate pela “birra” de Eduardo Braide e a decisão estapafúrdia do juiz eleitoral.

2 pensou em “A decisão absurda que pode acabar com os debates na TV nesta eleição

  1. Clodoaldo, por favor, tenho filho cadeirante e nunca consigo agendar pra sair pelo projeto travessia, na vdd ja agendei duas vezes e simplesmente ligaram pra despachar, alegando que o prazo para ir e vir era curto e carro nem sairia da garagem e tbm que nao havia rota pro local, ou seja, se a criança tem atendimento em um hosputal e nao há outra criança pra la, eles nao vao..absurdo. Como posso proceder pra fazer cumprir os direitos do meu filho? Me ajude.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *