Governo fiscaliza cumprimento da Lei que garante 30 minutos de gratuidade em estacionamentos de São Luís

Para garantir o cumprimento da Lei Municipal nº 6.113/2016, que teve sua eficácia reconhecida pelo Tribunal de Justiça do Maranhão e dispõe sobre o período mínimo de 30 minutos de gratuidade nos estacionamentos privados de São Luís, o Procon/MA reiniciou, nesta segunda-feira (05), a Operação Abre-te Sésamo. Na ação, foram fiscalizados os principais estacionamentos privados da capital.

A equipe de fiscalização do órgão esteve nos estacionamentos do São Domingos, São Patrício, São Luís Shopping, Shopping da Ilha, Shopping Rio Anil, Tropical Shopping, Medical Jaracaty, UDI, Shopping da Ilha, Rio Anil Shopping, Aeroporto, Rodoviária, Centro Médico, Shopping do Automóvel, Jaracati Shopping e Cabana do Sol.

Durante a Operação, o Procon/MA garantiu que todos os estacionamentos cumpram a legislação vigente, garantindo esse direito ao consumidor. Também foram afixados adesivos informando ao cidadão que supermercados, shoppings, restaurantes, entre outros locais, com estacionamento para consumidores, pagos ou não, tem responsabilidade sobre a integridade dos veículos deixados no local. A garantia deste direito ao consumidor é mantida também pelo entendimento do artigo 14 do Código de Defesa do Consumidor e da Súmula 130 do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Além disso, a perda do ticket não dará ensejo a cobrança de multa, de acordo com o art. 39, inciso V e X, do CDC.

A Operação continua e serão fiscalizados, nos próximos dias, cerca de 40 estabelecimentos. A empresa, cujo estacionamento estiver descumprindo a Lei, está sujeita à multa diária de R$ 5mil reais. O consumidor é o maior, melhor e principal fiscal nas relações de consumo, por isso, caso encontre irregularidades na prestação do serviço, denuncie ao PROCON, no site, redes sociais, aplicativo ou em uma de nossas 50 unidades fixas em todo o estado.

1 pensou em “Governo fiscaliza cumprimento da Lei que garante 30 minutos de gratuidade em estacionamentos de São Luís

  1. Da Matta está absolutamente certo. Basta entrar no stf com ação coretta que derruba a lei. E Duarte sabe disso. Direito civil é competência da União. Já pensou o procon qjerendo dizer por quabto você deve alugar seu imóvel? O quanto você deve cobrar no sei cardápio de restaurante? Falem pro procon que 200 pilasna lagosta tá caro e manda baixarem. Quero ver o donos de restaurantes gostarem. Se acha ruim, vai de ônibus, dw uber, de táxi ou fica em casa. Acha ruim pagar 5 reais por 4 horas de estacionamento e acha bonito pagar 6 reais nunca tulipa de chopp ou 60 reais num ovo de codorna na Páscoa. Dá um tempo!!-

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *