Governo e Prefeitura lançam calendário do São João do Maranhão 2019

Secretários estaduais Rodrigo Lago (Articulação política e comunicação) e Diego Galdino (Cultura) se reuniram com o prefeito Edivaldo Holanda Júnior

Quase 500 atrações que referenciam o folclore maranhense e nomes nacionais abrilhantam a vasta programação do São João do Maranhão 2019. Os preparativos finais para os festejos, que têm parceria do Governo do Estado e da Prefeitura de São Luís, foram tema de reunião na manhã desta terça-feira (30), no Palácio La Ravardiere. O evento terá atrações nos arraiais oficiais no Ipem, Nauro Machado e Praça Maria Aragão, de 19 a 30 de junho.

Na reunião, foram traçadas as estratégias de parceria para a realização deste que é o festejo junino de maior diversidade do país. “Alinhamos mais um ano de parceria para este grande evento, que identifica e divulga a nossa cidade para o mundo. A exemplo de outros eventos importantes para o turismo maranhense, este será mais um São João de alegria, diverso, e para reunir as famílias para prestigiar o que nossa cultura tem de melhor”, destacou o prefeito Edivaldo Holanda Júnior.

O secretário de Estado de Comunicação e Articulação Política (Secap), Rodrigo Lago, pontuou a grande festa que está preparada para o público maranhense este ano. “Iniciamos com uma divulgação maciça, tendo como ícone a maranhense, reconhecida nacionalmente, Thaynara OG, que chega ao público mais jovem. Estamos apresentando a capital definitivamente neste roteiro turístico, reforçando o cartão-postal que é para o Maranhão. Acreditamos que em mais esta festa, São Luís será ainda mais reconhecida em todo o país”, enfatizou.

A parceria Governo e Prefeitura tem como objetivo destacar a capital e o Maranhão no cenário nacional, ressaltou o secretário de Estado de Cultura (Secma), Diego Galdino. “É o que a economia da cultura preza, a parceria em prol da cidade, para que esteja no cenário nacional, e, dessa forma, estamos trabalhando para que a população desfrute de uma grande festa. O governador Flávio Dino e o prefeito Edivaldo têm essa sensibilidade para investir na cultura como meio de impulsionar a economia, o turismo e gerar renda”, avaliou.

A agenda do São João do Maranhão 2019 contempla as prévias do festejo junino no Arraial da Nauro Machado (14 e 15); e as festas oficiais nos arraiais da praça Maria Aragão (19 a 30), Nauro Machado (21, 22, 28 e 29); e Vivas dos bairros (24 a 29). As atrações nacionais vão compor a agenda dos arraiais do Ipem e Nauro Machado. Este ano, recebem apoio programações juninas dos Vivas nos bairros Anjo da Guarda, João Paulo, Cohatrac, Cohajap, Vila Embratel e Fé em Deus.

Acessibilidade

O São João de Todos 2019 reforça ainda os investimentos em acessibilidade, tanto na infraestrutura, quanto em tecnologia para garantir maior e melhor acesso do público de pessoas com deficiência. Entre estes itens, intérprete de Libras, distribuição de agentes do Centro de Atendimento ao Turista (CAT), áreas reservadas adequadas estruturalmente para este público, sinalização de referência e áudio descrição em meios de mídia como redes sociais. A parceria com o projeto Travessia prossegue no transporte das pessoas com deficiência às diversas áreas de evento.

Credenciamento

Prossegue até esta sexta-feira (3), o credenciamento das brincadeiras que queiram se apresentar nos palcos do São João do Maranhão 2019. As inscrições podem ser feitas na sede da Secma, setor de Credenciamento Cultural, à Avenida dos Holandeses, nº 1803, São Marcos, das 14h às 18 horas.

As brincadeiras e artistas podem se inscrever também via Correios, com Aviso de Recebimento, postadas até o último dia de inscrição. Após a inscrição, cada proposta vai passar por análise dos documentos e da pertinência em relação às categorias previstas. Mais de 290 grupos já se credenciaram.

O evento junino deve reunir mais de 400 grupos ou artistas selecionados, incluindo grupos de Bumba Meu Boi, Tambor de Crioula, Danças Regionais e Grupos Alternativos, além de músicos. Edital do festejo está disponível no site cultura.ma.gov.br, na seção ‘Credenciamento Cultural’. O resultado preliminar será divulgado no dia 8 de maio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *