Roseana Sarney boicotou entrega de centro de diálise

No ano em que encerrou o mandato da ex-governadora Roseana Sarney (2014), a Secretaria Estadual da Saúde contabilizava apenas 25 poltronas de diálise no Hospital Dr. Carlos Macieira, em São Luís. Sem avançar na área, a ex-governadora autorizou a antecipação irregular de 65% do valor das obras para a empresa vencedora da licitação de construção de seis centros de hemodiálise no estado.

A ex-governadora do estado, Roseana Sarney e o ex-secretário estadual da Saúde, Ricardo Murad atrasaram em mais de quatro anos a entrega dos seis centros de hemodiálise no estado. Em 2014, os dois permitiram a antecipação de 65% do valor das obras para a empresa vencedora da licitação. Por outro lado, a empresa postergou a entrega das obras, potencializando o risco de agravamento da saúde dos pacientes renais crônicos.

O imbróglio dos recursos foi citado, nesta sexta-feira (4), pelo secretário de estadual da Saúde, Carlos Lula, em entrevista no quadro de entrevista do Bom dia Mirante, em São Luís. O gestor chegou a reforçar que tem duas certezas: as obras serão entregues e as pessoas responsáveis por tal irresponsabilidade com dinheiro público serão punidas.

Desde 2015 o atual governo busca o ressarcimento do recurso liberado irregularmente na gestão do governo de 2014, assim como a conclusão das obras dos centros. “As obras foram licitadas em 2013, as empresas contratadas em 2014. E ainda em 2014, sem que tivesse sido levantada uma parede, o Governo do Estado do Maranhão, à época, pagou 65% da obra. E desde então a gente briga com a empresa na justiça e administrativamente para ela concluir as obras”, explicou Carlos Lula.

A Secretaria Estadual da Saúde inaugurou o Centro de Hemodiálise São Luís em 17 de setembro. O centro tem 40 poltronas de diálise. Durante a entrevista o secretário Carlos Lula reagiu sobre a suposta denúncia do deputado César Pires sobre a inauguração do Centro de Hemodiálise São Luís com ‘apenas’ 14 máquinas funcionando. Carlos Lula respondeu que acabou a lista de espera por diálise, em São Luís. Também enfatizou que o centro funciona em três turnos – matutino, vespertino e noturno, de segunda a sábado.

No centro, os atendimentos serão regulados pela Central Única de Regulação de Diálise do Estado. Carlos Lula finalizou confirmando que com as 40 máquinas o centro passa a ter capacidade instalada de atendimento de 240 pacientes, evitando assim a criação de novas filas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *