Maranhenses têm a menor expectativa de vida do país

O IBGE divulgou dados da Tábua Completa de Mortalidade para o Brasil. Os brasileiros tiveram em média, uma pequena subida da sua expectativa de vida, que agora é de 76,3 anos. O Maranhão continua tendo a menor expectativa de vida ao nascer do país: Mesmo tendo um pequeno crescimento, os dados de 2018 mostram que os maranhenses possuem a expectativa média de vida até 71,1 anos.

Por isso, os efeitos das mudanças na previdência são muito maiores aos maranhenses, que vivem em média menos do que no restante do país,e assim, têm muito menos tempo para gozar da aposentadoria.

A maior esperança de vida ao nascer entre as Unidades da Federação foi em Santa Catarina, 79,7 anos. Uma pessoa idosa que completasse 65 anos em 2018 teria a maior expectativa de vida (20,4 anos) no Espírito Santo. Por outro lado, em Rondônia, uma pessoa que completasse 65 anos em 2018 teria expectativa de vida de mais 16,1 anos. Considerando-se a diferença por sexo, a população idosa masculina capixaba viveria mais 18,4 anos e a feminina, 22,2 anos. Entre as menores expectativas, estão os homens idosos do Piauí, com mais 14,7 anos, e as mulheres de Rondônia, com mais 17,3 anos.

No Maranhão, uma criança nascida, sujeita a lei de mortalidade observada em 2018, esperaria viver em média, aproximadamente, 8,6 anos a menos que uma criança nascida em Santa Catarina.

Quanto aos homens, a expectativa de vida era de 67,4, valor bem inferior à média nacional, que é de 72,8 anos. Já a expectativa de vida das mulheres maranhenses é de 75,1, enquanto a média para o Brasil é de 79,9 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *