Porto do Itaqui segue protocolo de controle de epidemias para proteção contra o coronavírus

A Empresa Maranhense de Administração Portuária – EMAP – emitiu nota sobre a segurança do Porto do Itaqui diante da ameaça do coronavírus, que já provocou 106 mortes. O ministro da Comissão Nacional de Saúde da China, Ma Xiaowei, disse que a capacidade de transmissão do coronavírus está se fortalecendo e reforçou as ações de contenção, como restrições de transporte e viagens e o cancelamento de grandes eventos.

Para garantir condições de saúde e controle epidemiológico, o Porto do Itaqui anunciou que atua de acordo com protocolos internacionais de saúde e segurança, mantendo atualizado o seu Plano de Contigência para Assuntos de Interesse Internacional em Saúde Pública e um posto permanente da Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária na área portuária.

O plano, segundo a EMAP, é testado anualmente por meio de exercícios presenciais simulados e conta com participação da Anvisa, secretarias de Saúde estadual e municipal, Marinha do Brasil e Polícia Federal. Todos os navios que chegam ao porto são monitorados pela Anvisa e só atracam se a Declaração Marítima de Saúde estiver de acordo com o protocolo vigente.

Neste momento as equipes de Saúde e Segurança do Porto do Itaqui e da Vigilância Sanitária estão acompanhando as orientações do Ministério da Saúde sobre a proliferação de um novo vírus, o coronavírus (nCoV), que tem se espalhado pela Ásia nos últimos dias e pode provocar graves infecções respiratórias. Há casos confirmados na Coreia do Sul, Japão, Tailândia, Taiwan e Estados Unidos. Segundo a Anvisa, não há confirmação de casos no Brasil até o momento.

Para orientar portos, aeroportos e fronteiras, a Anvisa emitiu alerta às equipes de vigilância sanitária e dos postos médicos desses pontos de entrada para a detecção de casos suspeitos e utilização de equipamento de proteção individual (EPI), conforme descrito nos protocolos para capacidade e resposta a eventos de saúde pública.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária integra o Centro de Operações de Emergência (COE) – Coronavírus. Instituído na última quarta-feira (22/1) pelo Ministério da Saúde, o comitê tem como objetivo preparar a rede pública de saúde para o atendimento de possíveis casos no Brasil, a fim de responder a eventuais ocorrências de forma unificada e imediata.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *