Efeito poder e expectativa de poder – como sempre – determina maiores partidos no Maranhão

Líderes que ditarão ritmo do jogo de 2022 lideram ranking de prefeitos eleitos: natural

A nova geografia partidária do Maranhão obedece a regra de sempre. Não existe surpresa do ponto de vista da cultura política sobre quais são agora os maiores partidos do Maranhão: PDT, PL e Republicanos. O resultado é completamente natural. Afinal, os líder dos três partidos são os principais atores da eleição de 2022 e a expectativa de poder os cerca.

Quando se fala na eleição para o governo em 2022, obrigatoriamente a discussão passa por Weverton Rocha (PDT), Josimar de Maranhãozinho (PL) e Carlos Brandão (Republicanos). Weverton é a pessoa com maior articulação política hoje no Maranhão, Josimar atua com a força do poder econômico e Carlos Brandão será governador já a partir de abril de 2022.

O movimento de queda de prefeituras do PCdoB era mais do que esperado. O partido ficou gigante por ser a legenda do governador e o movimento de redução certamente começaria já nesta eleição. O PCdoB terá o comando do estado apenas por mais um ano e três meses a partir de 2021 quando os novos prefeitos assumem. A tendência é que na eleição de 2024 eleja pouquíssimos prefeitos. Aliás, a maioria dos prefeitos que o PCdoB fez ainda deve ao presidente da Assembleia Legislativa, Othelino Neto, mais do que ao governo. Othelino é também peça fundamental em 2022 e, se ficar no partido, o PCdoB ainda deve permanecer forte.

O PT, que nunca se preocupou em formar grandes lideranças no Maranhão, tendo praticamente expulsado as que tinha como Domingos Dutra e Bira do Pindaré, sentiu a perda de poder em todo o país. Mesmo sem lideranças de peso no Maranhão, elegeu oito prefeitos em 2008 e 10 em 2012, no ápice do Lulismo. O partido ainda tinha o vice-governador em 2012 e vivia expectativa de poder. Era lógico que iria definhar sem o poder de Brasília e sem nenhuma perspectiva de poder no Maranhão.

A geografia partidária segue a mesma tendência de sempre, sem nenhuma surpresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *