Novo laudo aponta 14 pontos impróprios para o banho na Grande São Luís

O novo laudo divulgado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) mostra que 14 pontos estão impróprios para o banho na Grande São Luís. O laudo refere-se à ação de monitoramento realizada no período de 28 de dezembro de 2021 a 25 de janeiro de 2022 e integra a série de acompanhamento semanal das condições de balneabilidade das praias da Ilha do Maranhão.

De acordo com a Sema, foram coletadas e analisadas amostras de água de 22 pontos distribuídos nas praias de São Luís e trechos de São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa.

Na capital, os pontos de poluição se encontram nas praias Ponta do Farol no trecho que compreende entre em frente ao Farol e Forte de São Marcos; São Marcos em frente ao prédio verde com o Heliporto e Em frente à Banca de Jornal da Praça de alimentação da Avenida Litorânea; toda a extensão da Praia Calhau e Olho d’Água.

Toda a extensão da Praia do Meio, em São José de Ribamar e a a extensão que compreende a Praia do Araçagy, também em São José de Ribamar. Na Praia Olho de Porco, em Paço do Lumiar, na extensão situada em frente ao Las Vegas Bar e Restaurante.

Segundo a Sema, essa análise é realizada todo mês e a ocorrência de chuvas influencia negativamente na qualidade das águas das praias, considerando que ocorre maior carreamento de matéria orgânica oriunda da lavagem das vias públicas para os rios e, consequentemente, para os mares.

A recomendação de quem faz estas análises e também de estudiosos no assunto é de que o banhistas não devem entrar ao mar durante o período em que a água estiver poluída a fim de evitar o contágio de doenças.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *