Chefe da Casa Civil de Brandão confirma calote de Dino a empréstimo

Em entrevista à rádio Mirante, secretário chefe da Casa Civil, Sebastião Madeira confirmou que governo Flávio Dino deu calote no Bank Of América e que isso pode comprometer o estado.

Com a “herança maldita”, segundo agora oficialmente afirma o governo Brandão, o Maranhão pode perder R$ 600 milhões no próximo mês. Serão 300 da parcela atual e 300 que a União deve resgatar do que teve que pagar pelo calote do governo estadual.

O Governo contraiu em 2013, junto ao Bank of America Merryl Lynch, empréstimo, ainda no governo Roseana Sarney.

A cada seis meses a administração estadual é obrigada a desembolsar a bagatela de R$ 300 milhões como pagamento da dívida.

Em 2020, quando surgiu a pandemia da Covid, o Supremo Tribunal Federal autorizou o Governo a suspender o pagamento. Na ocasião, o então governador Flávio Dino alegou problemas de caixa em virtude do combate ao novo coronavírus.

O Tesouro Nacional é avalista do Estado e, de acordo com Madeira, pagou uma parcela em atraso. E no próximo mês de julho, caso não haja negociação, poderá fazê-lo novamente.

Segundo o secretário, em um cenário no qual não haja entendimento rápido entre as partes, o Governo Federal poderá descontar do Fundo de Participação do Governo maranhense o valor pago.

A Assembleia Legislativa aprovou projeto de lei, de autoria do Executivo, autorizando o Governo a celebrar um contrato de confissão e refinanciamento da dívida.

1 pensou em “Chefe da Casa Civil de Brandão confirma calote de Dino a empréstimo

  1. QUEM CONTRAIU O EMPRESTIMO FOI ROSEANA SARNEY E NÃO DINO, EMPRESTIMO FOI FEITO EM 2013, E OLHA QUE FOI UM EMPRESTIMO ALTO DESCONTADO DO ESTADO MAIS DE 150 MILHOES DE 6 EM 6 MESES.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *