Ataque terrorista a escola; Maranhão não tem e sequer discute plano de segurança em escolas

Atirador matou três pessoas em duas escolas em SC nesta sexta-feira

O atentado em uma escola na cidade de Anacruz, no Espírito Santo, chocou o país nesta sexta-feira (25). O atirador invadiu a escola estadual Primo Bitti e em uma escola particular com uma pistola e fez vários disparos assim que entrou no estabelecimento de ensino. Depois, foi até a sala dos professores e fez novos disparos. Na segunda escola, o Centro Educacional Praia de Coqueiral, um aluno foi morto. Além de três mortes, outras 11 pessoas ficaram feridas.

O atentado reacende a necessidade de um plano de segurança e monitoramento sobre a questão psicológica de alunos e cultura da paz, não existente no Maranhão.

Alguns estados já possuem seus protocolos de emergência e planos de segurança, como São Paulo, Goiás e Pará.

Após outros episódios de massacres em escolas como Realengo-RJ (2011), Janaúba-MG (2017) e Saudades-SC (2021) a Associação de Pais e Alunos de Instituições de Ensino do Estado do Maranhão solicitou ao governo do estado a discussão para a implantação do Plano de Segurança no Estado em maio de 2021. A solicitação foi completamente ignorada pelo então governador Flávio Dino, cotadíssimo para se tornar ministro da Justiça e Segurança Pública.

É cada mais uma realidade no Brasil o que os EUA vivem há muito mais tempo: a política armamentista, o bulling e a pressão psicológica, as repercussões da vida privada nas redes socias, o acesso a jogos cada vez mais violentos e realistas.

Os governos no Brasil simplesmente ignoram a realidade que não é mais para o futuro, mas para o presente. Não se tem preparo para iniciar um processo de combate do problema na raíz da estrutura educacional e social que leva o jovem ao ato terrorista, e sequer na preparação de plano de contingência e reação e fuga da comunidade escolar diante de um ataque.

1 pensou em “Ataque terrorista a escola; Maranhão não tem e sequer discute plano de segurança em escolas

  1. Dino? O comunistinha? Fazer algo?

    Esse é é amante do PeTismo. E, portanto, puxa saco de tudo ligado ao vigarismo.

    Com o PeTismo que está aí por ignorância, não sabemos como ficará a agroindústria, que estava a acelerar. E, claro!, a segurança tratada acima, em todo Brasil.

    Quem nivela a economia para a bagunça e a educação por baixo, sempre é o PT. A pior de toda américa.
    Digno de espanto, se bem que vulgaríssimo, e tão doloroso quanto impressionante, é ver milhões de homens a servir, miseravelmente curvados ao peso do jugo, esmagados não por uma força muito grande, hercúlea, mas aparentemente dominados e encantados apenas pelo nome de um só homem [lula] cujo poder não deveria assustá-los, visto que é um só (o Mula –, o vigarista aPedeuTa). O PT é cafona e barango. O que é sustentável para o Brasil: educação de alto nível. Alta cultura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *