Movimentação de Braide já garante força partidária para disputa em 2024

A movimentação do prefeito de São Luís, Eduardo Braide, feita esta semana, já lhe colocou em uma posição de boa competitividade em termos de força partidária para a disputa da reeleição daqui a dois anos.

Enquanto o grupo aliado do governador Carlos Brandão tem vários pré-candidatos à prefeitura de São Luís, sendo a maioria filiada ao PSB e, portanto, precisam primeiro vencer a disputa interna e, em seguida, avançar com alianças já que o partido saiu bem pequeno da eleição deste ano, Braide já tem pelo menos o equivalente à segunda maior bancada da Câmara dos Deputados.

O prefeito deu espaço para o Republicanos na administração consolidando aliança com o deputado federal e presidente do partido no Maranhão, Cléber Verde, e deu a cartada mais significativa com o ato de filiação ao PSD, partido comandado no Maranhão pelo deputado Edilázio Júnior.

Braide não só garantiu a legenda para a disputa da reeleição como um tempo de TV e estrutura partidária. Juntos, PSD e Republicanos elegeram 83 deputados. Só o PL elegeu mais deputados (99). Além disso, praticamente tirou qualquer possibilidade do ex-prefeito Edivaldo Holanda Júnior ser um postulante ao cargo. Edivaldo já saiu fragilizado da disputa para o governo do Estado pela baixa votação, ficando em quarto lugar na capital, e agora fica também sem legenda.

A movimentação para consolidar a questão partidária foi habilidosa e deixa Braide em uma posição mais tranquila para, a partir de agora, construir alianças com grupos políticos e lideranças. O prefeito está em um momento muito conturbado com a Câmara Municipal e precisa reatar relações com vereadores. Esse deve ser seu próximo passo no jogo da eleição de 2024.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *