Liviomar Macatrão fala sobre a situação da feira da Cohab e demais mercados de São Luís

Um fato que chamou muito a atenção em São Luís nesta semana foi o caso de um vídeo com ratos comendo carne exposta na feira da Cohab. A vigilância sanitária fechou o box onde o caso ocorreu. A situação colocou em dúvida a segurança dos alimentos vendidos nas feiras de São Luís.

O secretário municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Liviomar Macatrão, falou com exclusividade ao programa Ponto Continuando, da rádio 92,3 FM, sobre a situação das feiras de São Luís e garantiu a segurança para o consumo dos produtos comercializados.

São Luís hoje possui 30 mercados e a prefeitura está assumindo o controle de todos. O secretário garantiu que estão sendo feitas capacitações para os feirantes e que serão intensificadas as fiscalizações.

Quem administra as feiras de São Luís? 

Há cerca de 30 anos, passaram as administrações das feiras para as associações dos mercados, ainda na gestão do então prefeito Jackson Lago. O que começou a mudar recentemente.

“O que tínhamos é um patrimônio do município de São Luís administrado por cada associação de um jeito. De todo a ideia não era ruim, desde que o município exercesse seu papel de fiscalização, o que não ocorreu. Houve crescimento desordenado, hoje tem mercados com pessoas morando encima dos box, outras que criaram quitinetes e estão alugando, enfim, vários problemas”, informou Liviomar Macartrão.

O secretário esclareceu que diante dos problemas, a prefeitura começou a assumir o controle de alguns mercados ainda na gestão Edivaldo e o prefeito Eduardo Braide seguiu a tendência. Ainda existem alguns mercados sob o comando de associações, mas a maioria hoje é administrada pela secretaria.

Operação Alimento Seguro

O secretário informou que desde a prefeitura assumiu o comando das feiras, promoveu qualificação dos mercados e a operação contínua com a vigilância sanitária sobre o manuseio e venda de alimentos de origem animal. Inclusive, portaria publicada em 2021 regulamenta a entrada e saída de mercadoria nas feiras, o que foi infringido no caso da feira da Cohab.

Procedimento para feirante receber produto de origem animal

O que ocorria antes era que muitos feirantes deixaram as chaves dos box com os vigias dos mercados e eles recebiam os produtos de madrugada. A portaria em vigor proíbe esta prática para que somente o responsável pelo box receba o produto do fornecedor. Justamente evitando que o fornecedor deixe produto como carne exposta na porta do box durante a madrugada.

Vídeo do rato é de dezembro de 2022; feirante é reincidente

O vídeo que circulou nas redes sociais onde os ratos estão comendo a carne na feira da Cohab é de dezembro do ano passado. Na época, o proprietário foi notificado para que corrigisse a infração. Mas fotos demonstrando a carne exposta são de fato desta semana. Ou seja, o autor da irregularidade é reincidente em deixar a carne chegar na madrugada e ficar na porta. Por isso, o box foi fechado. “É justamente essas situações que a Operação Alimento Seguro atua para evitar que o produto de origem animal seja manuseado de forma errada e as pessoas tenham segurança. Por conta disso, agora vamos fazer fiscalização inclusive na madrugada”, afirmou o secretário.

Dedetização das feiras

O secretário de Agricultura de São Luís afirmou que com as administrações das feiras pelas associações não havia recurso para fazer as dedetizações. Mas agora que a prefeitura está assumindo já está em curso a licitação para a contratação do serviço de forma regular. “No caso da Cohab, quando o vídeo nos foi repassado em dezembro, fizemos uma dedetização e fizemos outra agora em abril. Então, especificamente na Cohab, já existe uma regularidade. Mas ainda temos que melhorar o manuseio dos feirantes. Por isso, o programa Qualifica e as operações Alimento Seguro. eles são os principais interessados em que o consumidor não tenha dúvida da qualidade do alimento”, sintetizou o secretário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *