Eliziane mostra prestígio e Inácio Melo assume estatal do governo Lula

Apesar da oposição dos funcionários, Inácio Melo Neto, marido da senadora Eliziane Gama (PSD-MA), teve seu nome aprovado pelo conselho para presidir o Serviço Geológico do Brasil (SGB), que é uma empresa pública vinculada ao Ministério de Minas e Energia. O cargo de presidente possui uma remuneração que ultrapassa os R$ 27 mil.

A Companhia de Pesquisa e Recursos Minerais (CPRM), que possui mais de 2 mil funcionários e orçamento próprio, é responsável por supervisionar a exploração e utilização dos recursos minerais em todo o país.

Inácio Melo, um cearense que vive no Maranhão há mais de duas décadas, foi eleito para presidir a CPRM, uma empresa governamental vinculada ao Ministério de Minas e Energia.

Sua indicação política gerou críticas por parte dos empregados públicos, que consideraram sua falta de experiência no setor. Em março do mesmo ano, funcionários do Serviço Geológico enviaram uma carta ao governo solicitando que Inácio não fosse nomeado para o cargo, alegando que ele não possuía atribuições suficientes e que sua falta de formação e experiência na área era incompatível com as determinações do conselho.

A CPRM tem diversas responsabilidades, incluindo subsidiar a formulação da política mineral e geológica, participar do planejamento, coordenar e executar os serviços de geologia e hidrologia em todo o território nacional, estimular a descoberta e aproveitamento dos recursos minerais e hídricos do país, bem como orientar, incentivar e cooperar com entidades públicas ou privadas em pesquisas e estudos voltados ao aproveitamento desses recursos.

No setor de mineração, a grande meta de Inácio Melo será contribuir para o desenvolvimento da mineração no país durante o governo de Lula.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *