“Iremos votar o Projeto de Lei que cria o Programa Cuidar de Todos o mais rápido possível”, diz Carlos Lula

O deputado estadual Carlos Lula (PSB) participou, nesta quinta-feira (3), do lançamento do Programa Cuidar de Todos – Atenção Primária, programa de cooperação técnica entre Governo do Estado e Municípios. O projeto busca fortalecer os serviços de saúde no âmbito municipal para enfrentamento dos problemas de saúde pública que mais causam adoecimento e óbito na população do estado.

O parlamentar destacou a harmonia do novo projeto com as metas que estão sendo discutidas em âmbito federal. “O Maranhão está em completa articulação com a Secretaria de Atenção Primária do Ministério da Saúde, através do secretário Nésio Fernandes que é amigo do Maranhão e recentemente, a meu convite, veio ao estado e foi recebido pelo secretário de Saúde, Tiago Fernandes. Na Assembleia, iremos votar o Projeto de Lei que cria o Programa Cuidar de Todos o mais rápido possível para que ele possa funcionar em sua totalidade beneficiando a população do estado”, afirmou Carlos Lula.

O Programa Cuidar de Todos vai impactar a população em geral dos municípios, priorizando crianças menores de 1 ano; gestantes; pessoas com Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS); pessoas com Diabetes Mellitus (DM); e motociclistas.

O governador Carlos Brandão (PSB), reforçou o compromisso com a saúde pública no Maranhão. “Estou muito feliz em lançar o maior programa de saúde pública da história do Maranhão. O Cuidar de Todos não é apenas um programa de governo e sim de todos os profissionais de saúde. Com ele conseguiremos mudar muitos indicadores de saúde do estado. Agradeço o compromisso dos parlamentares com o povo do Maranhão na aprovação dessa lei”, destacou Carlos Brandão.

As Unidades Básicas de Saúde e as equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) serão contempladas com novos equipamentos doados pelo Governo do Estado. Além de expandir a assistência, o projeto vai investir na melhoria da estrutura dessas unidades e, consequentemente, apoiar no desempenho dos indicadores prioritários.

“Na primeira etapa do Programa, mais de 2.500 equipes de saúde da família distribuídas em mais de 2.400 Unidades de Saúde pelo Maranhão serão alcançadas. A preocupação será com dois indicadores, impacto e esforços. Daqui há 365 dias, estaremos reunidos para anunciar quais foram os 38 municípios que alcançaram os indicadores mais satisfatórios e que receberão um incentivo financeiro”, explicou o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.

A proposta do programa é reduzir os indicadores de mortalidade infantil, mortalidade materna, mortalidade por acidente envolvendo motociclista, mortalidade por AVC e Infarto Agudo do Miocárdio, dentre outros que impactam diretamente na qualidade de vida da população.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *