Em campanha pró-Dilma no Maranhão, o ministro das relações institucionais, Ricardo Berzoini, concedeu entrevista ao blog sobre as perspectivas da eleição no segundo turno. O ministro agradeceu a votação dos maranhenses e disse que a estratégia no estado será agora ampliar a diferença com votos de quem se absteve no primeiro turno.
O ministro afirma que o governo Dilma tem ótima relação com o governador eleito Flávio Dino e terá apoio da presidente. Ele acredita que o fato das pesquisas mostrarem Aécio Neves à frente, só servem de motivação para a militância petista.
A votação de Dilma já foi muito grande no Maranhão com quase 70%, o que faz parecer que atingiu o pico. Como é possível avançar ainda mais no estado?
Nós viemos primeiramente agradecer a extraordinária votação de quem reconheceu as políticas públicas do governo Dilma. Quanto mais gente votar, maior a garantia de que vamos continuar. Nós queremos justamente buscar as pessoas que não puderam votar no primeiro turno. Mostrando a importância que tem o voto desse eleitor. E também os votos dos outros candidatos. Ninguém é dono do voto. O eleitor pensa em quem votar independente de quem ele votou no primeiro turno apoiar outro candidato.
Em dois dias de campanha intensa na capital maranhense, qual a sensação que leva do eleitorado e da classe política local?
Sinto que há uma mobilização de vários setores da população para não colocarmos em risco o que fizemos. Tivemos uma votação aqui muito expressiva, mas vamos tentar ampliar.
Como a campanha está avaliando as pesquisas, que tem mostrado pequena vantagem de Aécio Neves?
No primeiro turno, muitas pesquisas erraram. Mas quando você aparece muito bem na pesquisa, você tende a ficar acomodado. Quando não, você se motiva. Pesquisa é uma variável, mas temos que argumentar, com muita democracia, mostrar que temos que trabalhar para continuar levando empregos e distribuição de renda para os brasileiros.
O prefeito Edivaldo Holanda Júnior, que é do PTC, partido da base de Aécio, declarou apoio a Dilma. Qual o peso deste apoio?
É uma liderança muito expressiva. O prefeito Edivaldo tem sempre procurado o governo federal para buscar coisas do interesse do povo de São Luís. Ele nos recebeu muito bem e é um apoio muito importante.
Qual a avaliação do governo petista da vitória de Flávio Dino em um possível novo mandato da presidente Dilma?
O governo tem uma ótima relação com Flávio Dino e com o governo Roseana. Assim, temos diálogo com o governo que está terminando e o que vai entrar. Sabemos do conflito no Maranhão, respeitamos os debates estaduais, mas procuramos fazer o melhor para que o estado seja bem atendido.