CPI da Saúde não tem volta
Dois deputados estaduais suaram frio e ainda tentaram retirar seus nomes da CPI da Saúde e convencer o presidente Humberto Coutinho (PDT) a dar algum “jeitinho”, o que não era mais possível tecnicamente. O presidente já disse que irá cumprir o rito legal e deixar a CPI acontecer atendendo a vontade de 29 parlamentares que assinaram. Antes do recesso parlamentar, o requerimento será lido e publicado para convocação dos membros. Logo depois do recesso, em agosto, a CPI inicia os trabalhos para investigar as irregularidades da gestão da Saúde estadual entre abril de 2009 e dezembro de 2014. A não ser que “boi voe”.
Denúncias já estão no Ministério Público
A secretaria estadual de Transparência e Controle já encaminhou ao Ministério Público os relatórios das auditorias já finalizadas e com provas consistentes sobre as irregularidades prontas para que seja pedido inquérito. A denúncia sobre o hospital fantasma de Rosário foram encaminhadas para o Ministério Público Estadual. Já a denúncia do hospital Carlos Macieira, com licitação dirigida, superfaturamento e aditivos irregulares foi enviada ao Ministério Público Federal, por ter recursos federais envolvidos. MPE e MPF já podem solicitar Ação de Improbidade com o material. A STC também já entregou as informações das irregularidades da secretaria de Meio Ambiente no contrato com a Tramyti e de fraudes no Portal da Transparência do governo.
Votação da LDO de São Luís
A votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias de São Luís para 2016 será votada na próxima quarta-feira (15) encerrando os trabalhos legislativos no primeiro semestre. O relator, vereador José Joaquim (PSDB) já está com as emendas e tudo pronto para que a Casa vote as diretrizes, que foram discutidas em audiência pública na última quarta-feira (8). O orçamento municipal de 2016 deverá ser estabelecido de acordo com estas diretrizes. Após a votação, o parlamento entra em recesso e retorna às atividades dia 3 de agosto.
PMDB realiza convenção dia 23
O presidente municipal do PMDB, deputado Roberto Costa, deverá ser reconduzido ao posto na convenção do partido, que será realizada dia 23 deste mês. O diretório do PMDB municipal é composto por 42 membros, dos quais, 35 são votos certos em Costa. A nova direção municipal do partido irá conduzir a legenda nas eleições de 2016. A prioridade dos peemdebistas é a candidatura de Roseana Sarney a prefeita de São Luís.
Câmara diz que encara candidatura
A ex-governadora Roseana Sarney delimitou os nomes de Roberto Costa, Fábio Câmara e dela mesma como possíveis candidatos a prefeito de São Luís pelo PMDB. Como a própria Roseana não parece muito empolgada e Roberto Costa tende a ser candidato em Bacabal, sobraria para Fábio Câmara a possibilidade de candidatura própria. Questionado pelo editor do Blog se seria mesmo candidato e arriscaria ficar sem mandato, o vereador afirmou que se tiver oportunidade, será candidato a prefeito. “Ninguém acreditava que eu iria contrariar Ricardo [Murad] e seria candidato a deputado no ano passado. Então, eu já mostrei que aceito desafio”, afirmou.
“Andrea Murad” da Câmara Municipal
A vereadora Rose Sales (PP) está tomando um caminho perigoso para suas relações na Câmara Municipal. Assim como a deputada Andrea faz na Assembleia, Rose confunde oposição ao Executivo com oposição aos colegas. Na ânsia de atacar a prefeitura, a oposicionista partiu para o ataque aos vereadores na sessão desta segunda-feira (13). Rose disse que a Câmara é “sucursal da prefeitura” e a Casa “se desrespeitou”. A vereadora ainda disse que o vereador Roberto Júnior (PSB) “quase nunca aparecia na Casa”. O presidente Astro de Ogum (PMN) reprimiu a vereadora pelo tom contra o poder do qual ela faz parte, pedindo respeito ao parlamento. “Cada vereador tem que cuidar do seu mandato e deixar que cada um responda pelo seu mandato junto á população”, repreendeu. A discussão foi muito ríspida.