O governador Flávio Dino empossou, nesta segunda-feira (14), o novo titular da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Jhonatan Almada. A solenidade realizada no Salão de Atos do Palácio dos Leões contou com a participação do agora ex-secretário Bira do Pindaré, deputado eleito que volta para a Assembleia Legislativa.
Secretário-adjunto de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da Secti desde o início da gestão do governador Flávio Dino, Jhonatan Almada é historiador e mestre em Educação pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O novo secretário acumula experiência e especialidades na área de educação, com ênfase em Política e Planejamento Educacional, Financiamento da Educação, Políticas de Educação e as relações entre Educação e Desenvolvimento.
Em seu discurso, Jhonatan Almada destacou que a expectativa é de dar continuidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido pela Secti, sobretudo, no que diz respeito à implantação do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia (Iema). “A nossa missão é levar dignidade ao nosso povo. Eu garanto que a Secti tem como principal contributo desse processo a implantação do Iema. Nós vamos fazer as pessoas voltarem a acreditar na escola pública. Esse é o nosso desafio”, enfatizou.
O governador ressaltou que a escolha do novo secretário é prova da confiança, firmeza de propósito e seriedade em que o conjunto de políticas públicas é conduzido. “Não precisa ter brasão de nobreza nem pertencer a duas ou três famílias para integrar nosso Governo. É preciso servir bem ao nosso povo. O Jhonatan chega pelos seus méritos, apenas por ter se dedicado ao seu estudo e seu trabalho. E isso engrandece nosso Governo e serve de exemplo para milhares de jovens”, disse Flávio Dino.
Furtado deixa a Assembleia
Com a volta de Bira à Assembleia Legislativa, o suplente Fernando Furtado (PCdoB) deixa o parlamento. Ele fez um balanço de sua participação no discurso de despedida. Ao todo foram protocoladas treze Indicações, duas Moções, um Projeto de Decreto Legislativo, cinco Projetos de Lei Ordinária, um Projeto de Resolução e trinta Requerimentos.
Mas não tem jeito. Furtado será lembrado pela declarações homofóbicas e racistas e pelas discussões com seu adversário da “bancada do Peixe”, Júnior Verde.